Setor de telecom não cresce em 2007, segundo a Abinee

O atraso nos leilões de 3G e WiMax e as dificuldades de exportação da indústria com o real valorizado fizeram a Abinee projetar que o setor de telecomunicações não obterá crescimento no faturamento neste ano, empatando o montante obtido em 2006, quando alcançou R$ 17,6 bilhões. A indústria eletroeletrônica teve um crescimento de 8% no primeiro semestre e deve chegar a 12% no final de 2007. Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, com todos esses reveses o fato de o setor ?empatar o faturamento é até positivo?. A entidade divulgou nesta terça-feira, 21, os números da indústria eletroeletrônica no primeiro semestre deste ano.
Nesse período, o setor de telecomunicações teve uma queda de 11% no faturamento comparado ao primeiro semestre de 2006. Os segmentos que mais cresceram foram: material de instalação (33%), automação industrial (25%) e equipamentos industriais (19%). As exportações do segmento de telecom caíram 20,8% (em dólares). Contribuiu para esse resultado a transferência da planta exportadora da Nokia para o México, mantendo apenas produção para o mercado interno. Só o item telefones celulares teve queda de 22% nas vendas para outros países.
A Abinee mantém a previsão da produção de 60 milhões de celulares até o final do ano, com vendas principalmente para o mercado interno, já que o número de assinantes deve ultrapassar os 110 milhões até o final do ano.

Notícias relacionadas
Entre os produtos mais exportados no primeiro semestre figuram os cabos para telecomunicações (com crescimento de 71%) enquanto as importações totais do setor cresceram 55%. Nesse item, segundo Barbato, estão contabilizados os equipamentos para TV e rádio digital, com empresas preparando suas redes para a digitalização.
Um dos destaques do semestre na indústria eletroeletrônica foi o crescimento de 146% na venda de notebooks, comparado ao período anterior; e o de PCs que cresceu 20%, resultado da política de desoneração fiscal e ampliação do financiamento. ?O mercado informal caiu e a arrecadação subiu. Esse modelo deveria ser estendido aos outros segmentos da indústria?, diz Barbato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!