Feninfra defende penas mais duras para crime de furto de cabos

Dados divulgados pela Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), mostram que em 2020 foram registradas no Brasil 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, o equivalente a uma extensão de 4,6 mil quilômetros de fios. A entidade defende mudanças no Código Penal brasileiro para que o crime tenha penas mais duras. Para o mercado de telecom, os crimes significaram perda de aproximadamente R$ 1 bilhão em 2020, informa a Feninfra.

Um importante exemplo foi colocado nesta semana. A Oi revelou ter gastos anuais de R$ 200 milhões com roubo de cabos e equipamentos, sobretudo em sua rede de cobre. É inclusive uma das previsões de cortes de custos da operadora com a estratégia de migração para a fibra.

Considerando a gravidade do problema para todo o setor, Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra, defende a aprovação ágil dos projetos de lei 5.845 e 5.846, ambos de 2016, de autoria do deputado Sandro Alex (PSD-PR), cujo relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal é Felipe Francischini (PSL-PR).

Notícias relacionadas

Embora os crimes de furto e roubo já sejam tipificados no Código Penal brasileiro, a primeira proposta prevê sua alteração, estipulando pena de três a oito anos de reclusão para casos envolvendo cabos de cobre e equipamentos de telecomunicações.

O segundo PL estabelece sanção penal para qualquer atividade exercida com a utilização de equipamentos e cabos obtidos por meio criminoso, inibindo, assim, a receptação. "Esperamos a aprovação dos dois projetos, com a expectativa de que possam intimidar esses criminosos, que tantos prejuízos têm causado aos usuários, às operadoras e ao Brasil", afirma Vivien Mello Suruagy.

Mais roubos

Essa quantidade furtada é maior do que a distância entre os extremos brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, que é de 4,2 mil quilômetros. O volume supera em 16% o verificado em 2019.

"Os crimes de furtos e roubos de cabos de cobre têm provocado verdadeiro apagão de telecomunicações, causando danos a pessoas e empresas que dependem dos serviços e alto prejuízo às operadoras", disse Suruagy.

Em 2020, o problema afetou 6,7 milhões de usuários, 34% a mais do que em 2019, segundo dados do Conexis Brasil Digital, sindicato representativo do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!