Minicom assume compromisso de expandir acesso à Internet para jovens, mas não diz como

Em reunião com a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, nesta terça-feira, 21, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, assumiu o compromisso de ampliar o acesso à Internet a jovens que não possuem o serviço. O problema ficou evidente durante a pandemia do coronavírus, forçando o inclusive o adiamento da prova do Enem, já que muitos alunos não tinham como acompanhar aulas de maneira remota por falta de conectividade.

Na reunião, o ministro Fábio Faria reforçou a preocupação de expandir o acesso e colocou o ministério à disposição para apoiar e incentivar projetos da área. "O nosso ministério estará ajudando no que for preciso para ampliarmos o alcance digital, em especial, para nossos jovens", reiterou. Porém, o Minicom não explicou como pretende fazer isso. No momento, o governo não conta com nenhum programa de universalização de acesso, e a assessoria do ministério não detalhou nenhuma política pública para tratar do assunto.

Segundo Florence Bauer, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online, 4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em domicílios sem acesso à banda larga e isso é um problema ser enfrentado pela organização, especialmente durante a pandemia. "Crianças sem acesso à internet em casa são aqueles que mais sofrerão os impactos sociais da pandemia, incluindo o aumento da desigualdade no acesso a direitos fundamentais, como educação, saúde, proteção e participação", disse a representante.

Notícias relacionadas

Baixa renda

Em posicionamento divulgado em maio deste ano, a Unicef defendeu que os beneficiários do programa Bolsa Família, ou aqueles cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a R$ 178 mensais, tenham acesso gratuito à Internet. A organização internacional também propôs ao Governo Federal e às empresas de telecomunicações que invistam para prover o acesso livre a todas as famílias vulneráveis. Segundo a entidade, a internet é fundamental para que crianças e adolescentes possam exercer plenamente seus direitos, manter contato com amigos e cuidar da saúde mental, se proteger contra a violência e ter acesso a informações confiáveis. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!