Publicidade
Início Teletime Audi, BMW e Daimler devem anunciar compra da divisão de mapas da...

Audi, BMW e Daimler devem anunciar compra da divisão de mapas da Nokia, diz jornal

As montadoras alemãs de automóveis BMW, Audi e Daimler, que fabrica os carros da marca Mercedes-Benz, estão em fase adiantada de negociações para a compra do serviço de mapeamento digital da Nokia, conhecido como Here, por pouco mais de 2,5 bilhões de euros (o correspondente a US$ 2,71 bilhões), e a assinatura final do acordo pode acontecer nos próximos dias, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto disse ao The Wall Street Journal.

Notícias relacionadas
A aquisição é tida como estratégica para as fabricantes de automóveis — que criaram um consórcio para adquirir a unidade —, já que a tecnologia de mapas digitais de alta definição, em tempo real, é vista como crucial para o desenvolvimento de veículos autônomos e uma vasta gama de sistemas de segurança automotivos no futuro. Segundo analistas, o negócio de mapeamento digital deve crescer rapidamente, à medida que cada vez mais montadoras de automóveis se preparam para lançar carros autônomos por volta de 2020.

A compra da divisão de mapeamento é vista também como uma jogada das montadoras para barrar uma possível união de gigantes do Vale do Silício (leia-se Google, Apple e Facebook) para adquirir as patentes da Nokia, o que lhes daria o controle de uma parte fundamental da tecnologia necessária para navegação e oferta de serviços digitais, recursos que estão se tornando cada vez mais comuns nos carros de luxo.

Atualmente, a indústria de mapeamento digital é dominada pela Nokia Here, a holandesa TomTom e o Google, sendo que a fabricante finlandesa afirma que 80% dos seus clientes são da indústria automobilística.

A estratégia das montadoras alemãs é adquirir a totalidade da Nokia Here e, em seguida, convidar outras fabricantes de automóveis globais para adquirir participações na empresa, disse a mesma fonte. "O objetivo sempre foi o de operar o serviço como uma plataforma aberta para todos os fabricantes de carros", disse.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile