Menos de um mês após ser aprovado o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) e as empresas de telecomunicações já começam a rever as metas de crescimento que pretendem experimentar a partir dele. É o caso da Ibratele, fabricante brasileira de equipamentos de comunicação. Nesta quinta-feira, 21, a empresa informou que crescerá 10% a mais em 2011 do que esperava e 30% a mais em 2012.
O principal responsável por esse bom desempenho, segundo estimativa da Ibratele, será o aparelho telefônico denominado “Smart”, de forte apelo popular e ecológico, por ser produzido a partir de plástico reciclado de computadores descartados e serragem de madeira de árvores reflorestadas. Como o PGMU prevê a oferta de assinatura de telefonia fixa para famílias de baixa renda, a um custo mensal de R$ 13,70 (com ICMS) e franquia de 90 minutos, a fabricante acredita que as vendas do Smart estimularão o crescimento da empresa. Há no País, segundo o Ministério das Comunicações, uma demanda reprimida de mais de 12 milhões de linhas já instaladas que precisam entrar em serviço.