A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) divulgou, nesta quarta-feira, 20, relatório trimestral no qual registra recorde no volume de migrações efetivadas de portabilidade numérica no Brasil. De acordo com a associação, que administra o serviço, foram 1,08 milhão de portabilidades numéricas efetivadas entre 1 de abril e 30 de junho.
Nos mesmos três meses de 2009, 866 mil pedidos de migração de operadora com manutenção do número do telefone foram concluídos e, no primeiro trimestre deste ano, a ABR Telecom mostra que entre janeiro e março foram realizadas 1,02 milhão de efetivações de portabilidade numérica para telefones fixos e móveis.
Eficiência
De acordo com a entidade, a eficiência considera fatores como as solicitações prontas aguardando o agendamento, os pedidos em processamento dentro do prazo regulamentar, as desistências de portabilidade por parte do usuário e a apresentação de documentação conforme o modelo brasileiro determina. O cálculo simples, com base nos dados de migrações pedidas e concluídas não representa o atendimento à expectativa do usuário, nem a eficiência da portabilidade no Brasil.
Comparação
Ao comparar o segundo trimestre de 2010 com o primeiro, a ABR Telecom observou que o volume de efetivações concluídas foi maior no último período. No trimestre fechado em 30 de junho, as migrações realizadas foram 6,2% superiores às verificadas nos primeiros três meses do ano.
Acumulado
Até o dia 30 de junho, 5,5 milhões dos pedidos de portabilidade numérica foram concluídos, sendo 70% para usuários de telefones móveis e 30% para assinantes do serviço fixo.