Associação sai em defesa de Rodrigo Barbosa e da autonomia da Anatel

O que começou com um desentendimento entre um servidor da Anatel e um membro da procuradoria vem ganhando contornos de crise institucional. Nesta quarta-feira, 20, a Associação dos Servidores Públicos Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner) saiu em defesa do superintendente de Administração-Geral da Anatel, Rodrigo Barbosa, em nota oficial, apoiando-o no episódio em que o servidor teria agredido verbalmente uma procuradora da Anatel. O caso teve repercussão na Advocacia-Geral da União (AGU), que encaminhou ofício à Presidência da Anatel apoiando as conclusões jurídicas da procuradoria e sugerindo que a agência tome as "providências administrativas pertinentes" com relação à briga relatada pela procuradora.
A discussão teve como estopim o sistema especial de compras utilizado pela Anatel. A procuradoria, agora com o apoio da AGU, defende que a agência deve seguir as regras da Lei de Licitações, como qualquer outra autarquia. Na nota, a Aner defende as compras executadas pelo superintendente, sempre argumentando que a agência tem autonomia administrativa para deliberar sobre suas atividades internas. "A decisão do Conselho Diretor tomada em 18.03.10, seguida, na íntegra, pelo Superintendente de Administração Geral, Rodrigo Augusto Barbosa, é suportada pelo art. 54, parágrafo único da Lei Geral de Telecomunicações – LGT, que prevê competência para a Anatel estabelecer normas próprias de contratação, nas modalidades de consulta e pregão", afirma o presidente da associação, Paulo Stangler, servidor da Anatel.
Para reforçar a tese da autonomia da agência, Stangler rememora outro episódio controverso envolvendo o superintendente de Administração-Geral: a adoção do horário flexível e de um sistema de sobreaviso na autarquia. Nesse caso, a disputa foi com o Ministério do Planejamento, que considerou ilegal o modelo implantado na agência reguladora. Ao fim, o Tribunal de Contas da União (TCU) concordou com a Anatel e autorizou o regime especial de jornada de trabalho. "Em recente decisão, a 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União, assegurando a autonomia administrativa concedida às agências reguladoras, entre elas a Anatel, ratificou a legitimidade normativa do órgão para editar a Portaria Anatel n° 430/2009, que dispôs sobre o horário de funcionamento da Agência, a jornada de trabalho e o acompanhamento da freqüência dos servidores."

Notícias relacionadas
A Aner também foi peça-chave nessa discussão, apoiando a iniciativa implantada por Rodrigo Barbosa e sendo responsável pela apresentação do questionamento ao TCU que resultou na aprovação do horário flexível. A nota divulgada hoje traz muitos elogios ao superintendente. "O Dr. Rodrigo é servidor público federal, membro da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, tem tido uma brilhante trajetória no serviço público federal e sua atuação na Agência é objeto de respeito e admiração entre seus servidores, bem como dos associados da ANER", declara Stangler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!