Publicidade
Início Teletime Minicom retomará lista tríplice de substitutos no conselho da agência

Minicom retomará lista tríplice de substitutos no conselho da agência

Desde que foi criada, a Anatel tem mecanismos para evitar que seu Conselho Diretor fique sem quórum de deliberação. Um deles, usado em diversas vezes, é a lista tríplice de substitutos eventuais, composta por técnicos da agência. Acontece que há cinco anos a agência não dispõe da tal lista e, por isso, passou vários momentos com o conselho incompleto. Agora, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, quer resolver essa pendência administrativa entre sua pasta e a Anatel.
A responsabilidade do Minicom está no fato de que a lista é elaborada pela Anatel, mas quem dá a palavra final é o ministério. A agência encaminha três nomes para cada uma das posições na lista e o Minicom escolhe quem ocupará as vagas de substitutos dos conselheiros. Após o aval do ministro, os nomes são divulgados por meio de decreto presidencial.
A última lista válida é de 28 de junho de 2004 e era composta por Jarbas Valente (superintendente de Serviços Privados), Ara Apkar Minassian (superintendente de Comunicação de Massa) e Rubens Donati (então superintendente executivo), nesta ordem. Como a seleção tem validade apenas por dois anos, desde 2006 não existe um rol de substitutos.

Notícias relacionadas
A Anatel chegou a encaminhar os nomes para o Minicom, que jamais fez sua escolha. Para a primeira posição na lista, os nomes indicados são Edilson Ribeiro (superintendente de Fiscalização), Nelson Takaynagi (gerente geral de Comunicações Pessoais Terrestres da SPV) e Gilberto Alves (superintendente de Serviços Públicos). Concorrendo à segunda posição estão Dirceu Baraviera (gerente geral de serviços Privados de Telecomunicações da SPV), José Golçalves Neto (gerente geral de Competição da SPB) e Marconi Maya (gerente geral de Regulamentação da SPB). Por fim, para a terceira posição, foram sugeridos Roberto Ramos (então superintendente executivo), Francisco Giacomini (então gerente-geral de Certificação e Engenharia de Espectro da SRF) e Yapir Marotta (gerente geral de Planejamento e Regulamentação da SCM).
Uma amostra de como a lista está desatualizada é que dois indicados não podem mais ser escolhidos. São eles Roberto Ramos, que faleceu, e Francisco Giacomini, que deixou a agência e hoje trabalha para a Qualcomm. Apesar disso, nada impede que o Minicom valide uma lista composta entre os demais indicados. O ministro, no entanto, não deu previsão de quando resolverá a questão. Outra promessa de Hélio Costa é de o Minicom trabalhar para a escolha mais rápida de um substituto efetivo para a vaga que se criará com a saída de Plínio de Aguiar Júnior do Conselho Diretor, em novembro deste ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile