Associação de engenheiros alerta para falhas no STFC da Telefônica

A Associação dos Engenheiros de Telecomunicações (AET) voltou a alertar as autoridades sobre a possibilidade de as falhas nas redes da Telefônica terem origens estruturais e não serem apenas fatalidades. Após encaminhar análise para o Conselho Consultivo sobre os problemas no Speedy, agora a AET resolveu procurar o governo de São Paulo para cobrar providências com relação à empresa. Na carta encaminhada ao governador José Serra, o presidente da associação, Ruy Bottesi, apresenta novos dados e levanta suspeitas sobre a integridade da rede do STFC da Telefônica.
As novas informações obtidas surpreenderam até mesmo a associação, que vinha tratando como uma fatalidade a primeira falha ocorrida no STFC neste ano. O segundo problema na rede fixa, gerada por defeitos na mesma infraestrutura que criou a primeira pane – as plataformas de sinalização SS7 (PTS) -, fez com que os engenheiros investigassem se havia mais coincidências entre os dois eventos. A constatação é que há um alto risco de que falhas voltem a ocorrer na telefonia fixa, pois estaria havendo falhas de comunicação na infraestrutura causadas pela atualização das plataformas para o atendimento da portabilidade numérica.
"As duas falhas (no STFC) envolvem a portabilidade e isso tende a se agravar", diagnosticou Bottesi. Segundo o presidente da AET, a rede da Telefônica estaria mal dimensionada para o funcionamento da portabilidade. A nova facilidade para o consumidor gera mais movimento no Sistema de Aplicações para Sinalização (SAS), que usa as plataformas PTS, por exigir a verificação de todas as chamadas antes de comutá-las, para que o sistema identifique de qual operadora é o número discado.

Notícias relacionadas
"É o tipo de situação em que a integração tem que ser perfeita. Senão vai falhar", explica o especialista.
Para Bottesi, a constatação de que há falhas no gerenciamento da portabilidade pela Telefônica coloca em xeque a saúde da operação das demais concessionárias. O engenheiro não tem dúvidas de que, sem a devida atenção, outras empresas podem apresentar problemas no STFC. No caso específico da Telefônica, Bottessi acredita que a antecipação de R$ 70 milhões em investimentos para a correção de falhas localizadas nas redes de dados ainda é pouco e o governo precisa fiscalizar a devida aplicação dos recursos. Na carta ao governo do Estado, o presidente da AET afirma que a Anatel "tem deixado a Telefônica à vontade para definir o grau de qualidade dos serviços prestados, prejudicando com isso os clientes que contribuem para o crescimento da economia do estado de São Paulo".
Prodesp
Um dos motivos para que a associação procurasse o governador de São Paulo é o peso que as comunicações governamentais têm na rede da Telefônica. O diagnóstico dos engenheiros da AET é que a retirada do sistema "intragov" usado pelo governo de São Paulo, o Prodesp, da rede "comum" do STFC poderia amenizar falhas futuras e geraria ganhos para o estado. Para a entidade, o sistema "intragov" deveria estar totalmente alocado na plataforma NGN, onde parte desses serviços já é prestadada.
Atualmente, a Telefônica já teria à sua disposição uma plataforma NGN-classe 5 da Nortel para atendimento do governo do estado de São Paulo. A companhia, no entanto, estaria usando apenas 10% da capacidade dessa infraestrutura, uma vez que a política da empresa seria a de manter o atendimento de voz do governo via linhas convencionais do STFC. Ocorre que, com uma plataforma NGN, os serviços de voz, dados, chat e vídeo poderiam estar sendo prestados de forma conjunta por protocolo IP, desafogando a rede do STFC.
Para Ruy Bottesi, a Telefônica não estaria explorando todo o potencial da plataforma para evitar perdas de receita, uma vez que o custo dos serviços, especialmente de voz, tende a cair drasticamente quando fornecidos via protocolo IP. Pelos cálculos da AET, as contas telefônicas da Prodesp poderiam cair em até 50%. "O próprio pessoal que vende os equipamentos diz que não consegue entender porque isso (empacotamento na rede NGN) não está sendo disponibilizado para o governo."
Outros problemas
Bottesi pediu uma audiência com o governador, mas ainda obteve resposta sobre a agenda. Um dos assuntos que o especialista pretende falar pessoalmente com o governador José Serra é sobre os boatos de que a Telefônica não estaria em dia com suas obrigações fiscais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!