A Kinéis, empresa francesa especializada na conectividade via satélites para a Internet das Coisas (IoT), confirmou ter completado com sucesso o seu primeiro lançamento a partir do Electron, lançador da Rocket Lab, nesta quinta-feira, 20.
A iniciativa ocorreu a partir da Península de Mahia, na Nova Zelândia, e colocou os primeiros cinco dos 25 satélites previstos para a constelação em órbita. Este foi o 50º lançamento da Rocket Lab.
Anunciada no início do mês, esta foi a primeira de cinco operações do gênero planejadas para ocorrer até começo de 2025 e que terão a Kinéis como a única passageira. De acordo com a companhia, a fase de lançamento ocorre apenas quatro anos depois do levantamento de um financiamento de 100 milhões de euros.
"A Kinéis está orgulhosa do sucesso do 50º voo do Electron. A delicada fase de separação dos nossos cinco nanossatélites do lançador ocorreu muito bem. Nossas equipes agora estão trabalhando para colocá-los em suas respectivas órbitas. Esses cinco primeiros satélites da constelação marcam o início da revolução da IoT impulsionada pela conectividade Kinéis e oferecem a perspectiva de serviços comerciais completos", disse Alexandre Tisserant, presidente e CEO da Kinéis, em comunicado.
"A missão precisa e personalizada da Kinéis de hoje é mais uma demonstração do valor que a Electron continua a oferecer à comunidade de pequenos satélites. Parabéns à nossa equipe e obrigado aos nossos clientes e apoiadores por nos ajudarem a continuar batendo recordes e estabelecendo novos padrões no setor", afirmou Peter Beck, fundador e CEO da Rocket Lab.
Em dezembro, a Kinéis abriu a uma subsidiária no Brasil, no Rio de Janeiro, para expandir suas operações na América do Sul – a companhia já opera nos Estados Unidos e Cingapura. Mais tarde, em janeiro, a empresa recebeu uma licença da Anatel para explorar o mercado de satélites no País.