RNP amplia rede acadêmica 'Eduroam' para espaços públicos e aeroportos do Nordeste

Foto: Pixabay

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), por meio do projeto Nordeste Conectado, está implantando o Eduroam, rede destinada para fins acadêmicos, em pontos de WiFi públicos em 40 praças em 20 cidades nordestinas.

Em abril, o serviço foi inaugurado em duas praças em Caruaru (PE) e duas em Campina Grande (PB). Desde o ano passado, o Eduroam também está disponível para acesso no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, resultado de uma cooperação com a empresa de telecomunicações Linktel.

"Desde o lançamento do Eduroam no Brasil, buscamos parcerias que viabilizassem a sua ampliação, tanto nas Instituições de Ensino Superior como em ambientes públicos que permitissem o acesso ao serviço de WiFi seguro para a comunidade acadêmica. Nos últimos anos, ampliamos sua capilaridade e mais recentemente, com novas parcerias, estamos levando o Eduroam para fora dos muros institucionais", detalhou o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos Nunes.

Notícias relacionadas

Infovia Potiguar

A RNP atua em outras iniciativas para levar a internet sem fio para ambientes públicos com grande circulação de pessoas. Dentro do programa Wi-Fi Brasil, do Governo Federal e desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, o projeto Infovia Potiguar prevê a disponibilização do Wi-Fi gratuito com Eduroam em 67 localidades no Rio Grande do Norte e o projeto Infovia Alagoas conectará outros 67 espaços no estado, como praças, escolas, Centros de Assistência Social e Unidades de Saúde. 

Em 2014, Porto Alegre se tornou a primeira cidade da América Latina a oferecer o acesso ao Eduroam em locais públicos. Foram 15 pontos de conexão distribuídos pelo município, entre praças, parques e prédios públicos, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Como se conectar a uma rede Eduroam?  

Com mais de 3 mil pontos de acesso espalhados por todo o território nacional, o Brasil é o país que conta com a maior rede Eduroam do mundo, entre os outros mais de 100 países usuários do serviço. Podem acessar a rede de WiFi gratuito alunos, professores e pesquisadores de 178 instituições brasileiras, como institutos de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e hospitais universitários. A autenticação é realizada com as credenciais da instituição de origem do usuário, recebidas no início do vínculo com a instituição – a contratação do professor ou funcionário ou a matrícula de um novo aluno.

Dessa forma, basta que a instituição seja usuária do serviço e que o internauta tenha o Eduroam configurado no computador, celular ou tablet. Uma vez conectado com login e senha, a conexão da rede sem fio acontece de forma automática. No Brasil, para ser uma instituição de ensino e pesquisa provedora do serviço, o único requisito é estar homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!