Aumenta número de acessos à Internet em áreas rurais em 2021, aponta NIC.br

Foto: Pixnio

A pesquisa TIC Domicílios 2021, lançada nesta terça-feira, 21, pelo NIC.br e CGI.Br, mostra que entre 2019 e 2021 houve um crescimento de 20% nas conexões de acesso à Internet em áreas rurais. Dessas conexões, 39% são feitas por meio de fibra óptica ou cabo. Nas áreas urbanas este dado alcança a marca de 64%. Apesar do crescimento na área rural, o Brasil ainda possui 35,5 milhões de não usuários da Internet.

A pesquisa também mostra que 82% dos domicílios pesquisados possuem acesso à Internet, sendo 83% localizado em áreas urbanas e 71% em áreas rurais. A pesquisa abrangeu 23.950 domicílios que tinham pessoas com mais de 10 anos, totalizando 21 mil indivíduos que responderam ao questionário de pesquisa.

Na TIC Domicílios de 2022 também chama a atenção a redução da diferença entre os domicílios com acesso à Internet das classes A e DE. Em 2015, essa diferença era de 83%. Em 2021, essa diferença caiu para 39%. Segundo da TIC Domicílios, houve um aumento significativo de domicílios com Internet em todas as classes socioeconômicas analisadas.

Notícias relacionadas

Um dado importante também é que a pesquisa voltou-se à metodologia completa, utilizada nas edições realizadas antes da pandemia. Os questionários foram respondidos presencialmente entre outubro de 2021 e março de 2022. Tal prática ficou comprometida nas pesquisas de 2020 e 2021 por conta da pandemia.

Crescimento em todas as regiões

Todas as regiões do País obtiveram crescimento no quantitativo de domicílios com Internet. O maior registro foi na Centro-Oeste, com 13% a mais quando comparado com a pesquisa de 2019. A região que contém a maior quantidade de domicílios com acesso à Internet é a Sudeste, com 84% deles. Em segundo lugar vem a Sul, com 83%. O crescimento médio foi de 9%.

A fibra óptica ou o cabo continuam sendo as tecnologias mais utilizadas para conectar as pessoas, em todas as regiões. Em segundo lugar estão os domicílios com acesso a Internet com tecnologia móvel (3G/4G).

Crescimento da TV

O aparelho celular continua sendo o dispositivo mais utilizado para acesso à Internet no Brasil. Quase a totalidade (99%) dos entrevistados afirmam que usam o equipamento. A pesquisa TIC Domicílios mostra também o crescimento do uso da televisão (smart TVs) para acessar a Internet. Em 2020, 44% dos usuários usavam a TV para acessar a Internet. Em 2021, esse número aumentou param 50%. Ao mesmo tempo, nota-se uma queda no uso do computador. Em 2019, 42% dos entrevistados utilizavam o equipamento para acessar a rede mundial de computadores. Hoje este número é de 36%.

Consumo

Os dados divulgados pelo NIC.br nesta terça-feira também mostram que houve um crescimento no consumo de bens culturais por streaming, especialmente de filmes e séries. Em 2019, 56% dos entrevistados afirmaram que assistiam vídeos e séries pela Internet. Hoje, este número aumentou para 61%. Os mesmos números se repetem para o consumo de música pela rede.

O maior índice de consumidores destes bens culturais está na classe C. Segundo a pesquisa, 18,8 milhões de indivíduos localizados nesta classe pagaram para assistir filmes, e 19 milhões para assistir séries em 2021. Em 2019, estes números eram de 13,1 milhões nas duas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!