Publicidade
Início Newsletter Anatel homologa primeiros equipamentos de Open RAN

Anatel homologa primeiros equipamentos de Open RAN

Os primeiros equipamentos com suporte ao Open RAN foram homologados pela Anatel, informou a agência nesta terça-feira, 21. Isso significa que esses produtos de rede de acesso aberta agora podem ser utilizados em caráter comercial pelas operadoras em suas infraestruturas no Brasil.

Segundo a Anatel, esses primeiros equipamentos homologados são de unidade remota de rádio (RRU, na sigla em inglês). Elas são utilizadas para converter sinais de rádio em um sinal de banda base digital. 

Os equipamentos específicos não foram detalhados, mas a Anatel aponta para o site de consulta de produtos certificados (clique aqui). A agência reforça que a homologação garante que o produto atende as exigências de qualidade e segurança da regulação. Por se tratar de equipamento que emite frequências de rádio, essa certificação é obrigatória. 

Notícias relacionadas

Essas primeiras unidades homologadas apontam para o começo de uma implantação de redes com a arquitetura aberta fora do campo de testes. Segundo estudo do Ministério da Economia com a Deloitte e a PNUD, a demanda por software para aplicações baseados em 5G vai chegar a R$ 101 bilhões até 2031.

No comunicado, a agência reguladora lembra que tem realizado ações para pesquisa e desenvolvimento em Open RAN, incluindo um grupo de trabalho para acompanhamento da tecnologia, o GT OpenRAN. Destaca ainda que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações mantém o programa MCTI OpenRAN@Brasil, que também visa desenvolver soluções para a arquitetura e “estabelecer competências”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile