STF suspende julgamento de alíquota de ICMS para telecom e energia

Um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a seletividade da alíquota do ICMS que pode reduzir o imposto nos setores de telecom e energia foi suspenso após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

De repercussão geral (ou com decisão que vale para todos os processos no País), o julgamento avalia recurso movido pelas Lojas Americanas contra a lei estadual 10.297/96 de Santa Catarina – que fixa alíquota de 25% para ICMS sobre os serviços de comunicação e energia.

O pleito vê ofensa aos princípios constitucionais da isonomia tributária e da seletividade do imposto estadual, em função da essencialidade dos serviços tributados. O principal pedido da empresa é para que a tributação seja de 17%, aplicável à maioria das atividades em SC.

Notícias relacionadas

Relator da ação no STF, o ministro Marco Aurélio acatou parcialmente o pedido ao "reconhecer o direito da impetrante ao recolhimento do ICMS incidente sobre a energia elétrica e serviços de telecomunicação, considerada a alíquota geral de 17%". Ele também destacou que requisitos para restituição e compensação tributária são temas infraconstitucionais.

O voto foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Toffoli (que tinha pedido vista do processo em fevereiro) também defendeu que o acolhimento do pedido passe a produzir efeitos econômicos apenas a partir do início do próximo exercício financeiro.

O ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator em relação ao setor de energia, no qual a alíquota de 25% foi considerada válida por, entre outras razões, aplicar valores diferenciados em razão do volume consumido. Já a cobrança majorada sobre o setor de telecom sem adequada justificativa foi afastada por Moraes, que viu ofensa ao princípio da seletividade do ICMS.

Dessa forma, até a suspensão do julgamento, os quatro votos aceitavam a redução da alíquota de ICMS de 25% sobre telecom por conta da essencialidade do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!