Cidade de São Paulo tenta manter multas de lei das antenas derrubada pelo STF

Foto: Afonso Braga

Propondo uma revisão nas regras para instalação de antenas em São Paulo, a Prefeitura da capital paulista está brigando na Justiça para que multas da lei anterior não sejam anuladas após esta ser declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A preocupação aparece em novos embargos de declaração contra a decisão opostos pela cidade no último dia 9 de junho. O julgamento virtual do recurso deve ser encerrado no dia 25 e já conta com voto contrário do relator, ministro Alexandre de Moraes.

O pedido assinado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e pela Procuradoria-Geral do Município afirma que "a necessidade de modulação dos efeitos da decisão que declara a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 13.756/2004 é essencial, uma vez que esta vigorou e foi considerada constitucional pelo longo período de 17 anos".

Notícias relacionadas

Ainda segundo o recurso, um efeito retroativo da decisão "causará enorme insegurança jurídica, na medida em que todas as autuações realizadas deverão ser revistas e anuladas, sem dizer, as inúmeras reconveções que poderão ser ajuizadas".

A cidade ainda alega que caso a modulação da decisão não seja concedida, o impacto financeiro da decisão ao município trará "prejuízos extraordinários, em vista das milhares multas aplicadas, dos preços públicos cobrados, além do termo de ajustamento de conduta celebrado" pela cidade junto à Telefônica Vivo. A capacidade orçamentária em momento de pandemia de covid-19 foi citada como agravante.

Atraso

Autora da ação que culminou na inconstitucionalidade da lei das antenas paulistana, a TelComp afirmou que a Procuradoria da cidade está esgotando todas as possibilidades jurídicas dentro dos autos do processo do STF, mas que não enxerga risco da decisão do tribunal ser alterada.

Segundo a entidade, causa estranhamento a decisão de São Paulo de seguir recorrendo mesmo após o prefeito Ricardo Nunes admitir a inconstitucionalidade da lei de 2004 e propor um novo marco legal para a cidade. A TelComp também vê base para contestação das multas aplicadas sob a lei derrubada.

O novo projeto de lei (PL 347/2021) proposto pelo Executivo no dia 1º de junho foi aprovado em primeira votação no último dia 16. O texto não aborda o assunto das multas em aberto sob a legislação anterior, ainda que alguns parlamentares tenham pressionado por mudanças neste sentido.

Direito de passagem

A preocupação com efeitos retroativos também motivou a Prefeitura de São Paulo a pedir ingresso, no último dia 16, como amicus curiae (ou seja, com participação de consultoria) na ação do STF que liberou o direito de passagem gratuito para infraestrutura de telecom em bens públicos de uso coletivo.

Neste caso, a cidade apoiou recurso movido pelo estado de São Paulo que já solicitava a restrição dos efeitos temporais da decisão, conforme apontado por TELETIME em maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!