O sinal analógico da TV aberta será desligado até a meia noite desta quarta-feira, 21, em Goiânia e mais 28 cidades do entorno. A decisão do Gired (grupo de implementação da digitalização) foi baseada na pesquisa que apontou o alcance do sinal digital por 92% de quase um milhão de domicílios da região.
Na reunião desta quarta-feira, o Ibope apresentou o resultado da pesquisa realizada em São Paulo dois meses após o switch-off. Segundo o instituto, 99,6% dos mais de sete milhões de domicílios estão recebendo a programação digital das emissoras. "Ninguém ficou sem ver TV na região", afirmou o presidente executivo da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), Antonio Carlos Martelleto. O resultado de São Paulo corrobora o que já havia sido observado em Rio Verde e em Brasília: uma vez realizado o desligamento, existe um forte movimento as pessoas de buscarem uma solução para continuar recebendo o sinal de TV aberta e a digitalização da base de domicílios é praticamente completa.
No Recife e em mais 13 cidades do entorno, que terão o sinal analógico desligado em 26 de julho, o percentual de lares já digitalizado é de 80%, segundo Martelleto. Nova pesquisa será apresentada na reunião do Gired no dia 25 de julho, que definirá pelo cumprimento do cronograma ou não.
A quantidade de kits (antena, conversor e controle remoto) distribuídos para os beneficiários dos programas sociais do governo federal já atingiu 239 mil dos 608 mil previstos, num percentual de 39% do total. Martelleto disse que as cidades do Nordeste têm maior número de famílias assistidas que no Sudeste e no Centro-Oeste.