Publicidade
Início Teletime Web apps, localização sem GPS e dual SIMcard: apostas da Nokia para...

Web apps, localização sem GPS e dual SIMcard: apostas da Nokia para gama baixa

O C2-03, um novo aparelho da Nokia apresentado na madrugada desta terça-feira, 21, em um evento em Singapura, indica alguns dos novos rumos da fabricante finlandesa no desenvolvimento de terminais de gama baixa e média. O que mais chama a atenção foi a inclusão do Nokia Maps no aparelho, mas sem a necessidade de GPS, o que iria encarecê-lo. O software utiliza a tecnologia de localização colhendo informações das ERBs das operadoras. Como vem embarcado no terminal, o Nokia Maps não consome dados.
Outra aposta da Nokia para esse segmento é a inclusão de web apps nos aparelhos com o sistema operacional S40, a começar pelo C2-03. Na prática, são aplicativos desenvolvidos em HTML5 que rodam no novo navegador da Nokia embutido nesses dispositivos. A empresa oferecerá ferramentas na Internet para facilitar a criação desses web apps. "Com apenas duas pessoas será possível criar um web app em uma semana, a partir de um site que já esteja pronto", afirmou a vice-presidente da Nokia da unidade de mobile phones, Mary McDowell. Vale destacar que, tal como o Opera Mini, o novo navegador da Nokia comprime os dados dos sites visitados em até 90%. Não será cobrada nenhuma taxa de licenciamento junto às operadoras, garantiu a executiva. O novo browser virá em todos os modelos S40 daqui em diante.
Dual simcard

Notícias relacionadas
Por fim, a Nokia parece ter percebido finalmente a demanda em países emergentes como Brasil e Índia por aparelhos com entradas para mais de um SIMcard. O C2-03 é o terceiro terminal com essa característica apresentado pela companhia em menos de um mês. Antes dele vieram o X1-01 e o C2-00, todos com S40.
Próximo bilhão
Segundo Stephen Elop, presidente da Nokia, dos 3,2 bilhões de pessoas que possuem aparelhos que não são smartphones, 1,2 bilhão utiliza apenas SMS e não tem planos de dados. E 1,5 bilhão nunca acessou à Internet. "Isso representa uma oportunidade para conectarmos o próximo bilhão de pessoas à web", disse o executivo durante o evento em Singapura. Como parte dessa iniciativa, a Nokia tem lançado aparelhos que podem ser considerados como smartphones baratos, ou "messaging phones", como o C3, que vendeu 70 milhões de unidades em 12 meses.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile