Web apps, localização sem GPS e dual SIMcard: apostas da Nokia para gama baixa

O C2-03, um novo aparelho da Nokia apresentado na madrugada desta terça-feira, 21, em um evento em Singapura, indica alguns dos novos rumos da fabricante finlandesa no desenvolvimento de terminais de gama baixa e média. O que mais chama a atenção foi a inclusão do Nokia Maps no aparelho, mas sem a necessidade de GPS, o que iria encarecê-lo. O software utiliza a tecnologia de localização colhendo informações das ERBs das operadoras. Como vem embarcado no terminal, o Nokia Maps não consome dados.
Outra aposta da Nokia para esse segmento é a inclusão de web apps nos aparelhos com o sistema operacional S40, a começar pelo C2-03. Na prática, são aplicativos desenvolvidos em HTML5 que rodam no novo navegador da Nokia embutido nesses dispositivos. A empresa oferecerá ferramentas na Internet para facilitar a criação desses web apps. "Com apenas duas pessoas será possível criar um web app em uma semana, a partir de um site que já esteja pronto", afirmou a vice-presidente da Nokia da unidade de mobile phones, Mary McDowell. Vale destacar que, tal como o Opera Mini, o novo navegador da Nokia comprime os dados dos sites visitados em até 90%. Não será cobrada nenhuma taxa de licenciamento junto às operadoras, garantiu a executiva. O novo browser virá em todos os modelos S40 daqui em diante.
Dual simcard

Notícias relacionadas
Por fim, a Nokia parece ter percebido finalmente a demanda em países emergentes como Brasil e Índia por aparelhos com entradas para mais de um SIMcard. O C2-03 é o terceiro terminal com essa característica apresentado pela companhia em menos de um mês. Antes dele vieram o X1-01 e o C2-00, todos com S40.
Próximo bilhão
Segundo Stephen Elop, presidente da Nokia, dos 3,2 bilhões de pessoas que possuem aparelhos que não são smartphones, 1,2 bilhão utiliza apenas SMS e não tem planos de dados. E 1,5 bilhão nunca acessou à Internet. "Isso representa uma oportunidade para conectarmos o próximo bilhão de pessoas à web", disse o executivo durante o evento em Singapura. Como parte dessa iniciativa, a Nokia tem lançado aparelhos que podem ser considerados como smartphones baratos, ou "messaging phones", como o C3, que vendeu 70 milhões de unidades em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!