Nokia apresenta N9, primeiro smartphone MeeGo

A Nokia finalmente apresentou, em um evento em Singapura, o N9, seu primeiro smartphone com o sistema operacional MeeGo (junção entre o antigo Maemo, criado pela própria Nokia, e o Moblin, da Intel). Ao mesmo tempo, este poderá ser o último aparelho com MeeGo, já que a Nokia está comprometida a se concentrar no desenvolvimento de smartphones com a plataforma Windows Phone, da Microsoft. O lançamento do N9 acontecerá no fim do ano, portanto, perto da chegada do primeiro modelo da fabricante finlandesa com Windows Phone. Em matéria da Reuters, alguns analistas internacionais questionam o sentido de lançar um aparelho com um sistema operacional natimorto.
Independentemente da polêmica em torno do MeeGo, o N9 traz inovações na interface com o usuário. A fabricante substituiu o tradicional botão que leva à home screen de aparelhos touch pelo movimento de arrastar a tela com o dedo. Em qualquer aplicativo que o usuário esteja, basta fazer um movimento horizontal cruzando a tela para voltar à home screen do N9. O aparelho é dividido em três menus básicos: um contendo as últimas notificações do telefone e alertas de redes sociais; outro com a lista de aplicativos instalados; e por fim um menu com os aplicativos que estão abertos, priorizando no topo aqueles mais comumente utilizados.
Outra novidade do N9 é a presença de NFC com um foco em compartilhamento e na conexão entre máquinas. Em vez de perder tempo estabelecendo conexões bluetooth manualmente, o usuário precisa apenas aproximar o N9 de outro aparelho NFC, como um fone de ouvido ou uma caixa de som. Para estimular esse tipo de uso, a Nokia lançou uma caixa de som com NFC, batizada de Nokia Play 360.

Notícias relacionadas
Câmera
O N9 traz uma câmera de 8 megapixels com lente Carl Zeiss com abertura de 2.2, o que permite tirar fotos em ambientes com menos luz sem usar o flash. O aparelho grava vídeos em alta definição e com som estéreo. O N9 será vendido com 16 GB e 64 GB de memória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!