Juniper estima em 1,3 bilhão de usuários de IM móvel em 2016

Em 2016 haverá 1,3 bilhão de usuários de serviços de mensagens instantâneas (IM) em dispositivos móveis no mundo, prevê a Juniper Research em pesquisa recém publicada sobre o tema. Isso representa um crescimento de aproximadamente 200% em relação à quantidade de usuários em 2010. Segundo o analista autor do estudo, Daniel Ashdown, as razões para a popularização desse serviço são o surgimento de novos IMs, como o iMessage da Apple; o crescimento dos atuais (AIM, Yahoo Messenger, Blackberry Messenger, Windows Live Messenger etc); o aumento da penetração de smartphones; e o barateamento dos planos de dados. A maioria dos serviços de IM no celular são bancados por publicidade, mas o usuário precisa pagar pelo tráfego de dados à sua operadora móvel.
SMS
De acordo com a pesquisa, o aumento do uso mensagens instantâneas nos celulares não terá como consequência uma queda no volume de SMS. Embora o SMS custe mais caro, ele tem a vantagem de permitir a comunicação com praticamente qualquer outra linha celular no mundo, enquanto muitos serviços de mensagens instantâneas não se comunicam entre si, explica Ashdown em seu relatório.

Notícias relacionadas
Dentro do mercado de SMS, o estudo da Juniper prevê que as mensagens enviadas por aplicações para usuários (A2P) gerarão uma receita maior que US$ 70 bilhões em 2016, superando pela primeira vez o faturamento das operadoras com mensagens entre usuários (P2P). Entre os serviços A2P podem ser destacados aqueles de envios de notícias, quiz, votações, enquetes, tíquetes eletrônicos etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!