Teles apontam impostos, distribuição de renda e unbundling como desafios

Representantes das operadoras de telecomunicações estiveram reunidos em São Paulo nesta segunda-feira, 21, em um encontro da Associação Ibero-Americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET). As empresas cobraram do governo ações mais efetivas para a disseminação da banda larga em nível nacional.
Para o presidente da Telefônica no Brasil, Antônio Carlos Valente, que também se pronunciou na qualidade de presidente da associação, os impostos elevados em toda a cadeia de telecomunicações continuam sendo um dos principais obstáculos para o crescimento da banda larga. "Não estou fazendo apologia à carga tributária zero, mas precisamos oferecer serviços a, pelo menos, R$ 36 mensais à fim de atender as classes D e E, o que eu considero o nosso maior desafio", diz. Para a inclusão digital desse público mais carente, diz Valente, o subsídio deveria vir de fundos públicos, mais especificamente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No entanto, de acordo com o diretor de assuntos internacionais da Oi, Luiz Francisco Perrone, o problema tem outro componente. As camadas mais carentes da população não têm condições econômicas de pagar nenhum centavo por algum serviço de banda larga. "Antes de mais nada, é preciso que haja uma distribuição de renda menos perversa. Onde os custos não podem ser pagos, não há serviço", diz.

Notícias relacionadas
Segurança regulatória
O vice-presidente de regulação e interconexão da Vivo, Ercio Zilli, acrescentou ainda que falta um ambiente regulatório mais estável e seguro para os investidores. "A ampliação da cobertura de banda larga demanda recursos muito elevados e os investidores necessitam de um cenário de maior segurança jurídica para continuar investindo", explica. O executivo citou o próprio exemplo da Vivo que, segundo ele, reinveste de 15% a 20% de sua receita na infraestrutura de rede. "Manter esse aporte sem uma visão de longo prazo é sempre um problema", acrescenta. Zilli também criticou a cobrança do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) pois, segundo ele, o dinheiro arrecadado não está sendo revertido para os fins estabelecidos, ou seja, para as despesas do governo na fiscalização das telecomunicações. "Além do mais, com mais de R$ 200 milhões de dispositivos de acesso essa tributação inviabilizará o serviço de telecomunicações no Brasil", acrescenta.
O executivo da Vivo aproveitou a oportunidade para confrontar os estados e municípios que causam problemas às teles no licenciamento das estações radiobase e nos direitos de passagem de cabos terrestres. "Este é um ônus que pode ser evitado na implantação e crescimento de estruturas de acesso de banda larga no País", diz.
O diretor de Assuntos Regulatórios da TIM Brasil, Mario Girasole, reiterou a opinião dos colegas e acrescentou a falta de um modelo mais amplo de compartilhamento de infraestrutura de acesso. "Na Europa e em outros países o unbundling acontece de maneira mais efetiva e isso precisa acontecer aqui também", diz. Além disso, os representantes das operadoras defenderam a necessidade de mais espectro para suportar o crescimento do fluxo de dados nas redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!