A Brisanet está se aproximando da marca simbólica de 500 mil acessos de telefonia móvel. Isso porque a operadora encerrou o mês de abril com 495,2 mil clientes do serviço celular, de acordo com relatório operacional divulgado nesta quarta-feira, 21.
Inclusive, em abril, a empresa adicionou 43,4 mil clientes à base móvel, o maior crescimento mensal desde o lançamento da operação de telefonia celular na região Nordeste. A expectativa da empresa é de acelerar o crescimento da base a cada trimestre ao longo deste ano, além de ativar o serviço no Centro-Oeste em 2026.
Vale destacar que a carteira de clientes 4G e 5G cresceu 9,6% no mês passado, na comparação com março (451,7 mil usuários), e mais do que sextuplicou (+534,2%) em relação a abril de 2023, quando a entrante da telefonia móvel contava com 78 mil usuários.
Ainda de acordo com o relatório, a rede móvel chegou 264 municípios em abril, seis a mais do que março. O serviço está disponível em uma área onde vivem 12,63 milhões de habitantes.
Banda larga fixa
A operadora também apresentou números marcantes na banda larga fixa. O serviço alcançou 1,503 milhão de clientes, com a adição de 6,7 mil assinantes em abril. Sendo assim, a base fixa teve crescimento mensal de 0,4% e anual de 12,8%. Os números incluem tanto conexões via fibra óptica (FTTH) quanto a tecnologia de banda larga sem fio com rede 5G (FWA).
Considerando apenas FTTH, a empresa fechou abril com 1,46 milhão de assinantes. A adição mensal foi de pouco mais de 4 mil clientes (+0,3%). No caso do FWA, a operadora contava com 34,4 mil assinantes do serviço no mês passado, com 2,6 mil novos clientes em abril.
"Essa solução [FWA] foi direcionada a regiões com cobertura móvel já estabelecida, mas sem infraestrutura FTTH, permitindo ampliar o acesso à banda larga de qualidade em áreas com demanda reprimida", afirma a Brisanet, em trecho do relatório operacional.
A empresa também justificou a desaceleração na adição de clientes de banda larga fixa no mês de abril. "A queda em relação ao crescimento médio dos últimos meses deve-se principalmente a dificuldades de segurança que tivemos em algumas áreas e aos feriados do mês", informou.
O total de casas passadas – isto é, imóveis que podem contratar o serviço de FTTH – chegou a 7,12 milhões (+1,4% na variação anual), com cobertura em 158 municípios. O índice de penetração de clientes na rede (take-up) fechou abril em 20,6%.
Vale lembrar que a Brisanet ainda conta com a franqueadora Agility Telecom, que atua em cidades menores e distritos rurais do Nordeste. A marca, por meio de 63 franqueados, atende 142,9 mil clientes de Internet fixa.