O Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) está criando um Comitê de Inteligência Artificial com o objetivo de discutir boas práticas no uso dessas ferramentas voltadas para a publicidade. Inicialmente o grupo, que será exclusivo para os associados da entidade, tem agendada para o dia 11 de junho sua primeira reunião.
A presidência do Comitê será ocupada por Microsoft e Google, duas empresas de tecnologia que investem alto no desenvolvimento de IA. Segundo a IAB, o Comitê quer trazer à luz pautas que mostrem como a inteligência artificial pode contribuir para resultados ainda mais efetivos para todos os atores envolvidos na publicidade digital.
A IAB informou que entre as principais entregas do novo comitê, estão:
- Acompanhar o ambiente regulatório no Brasil e elaborar posicionamentos sempre que necessário;
- Identificar e catalogar ferramentas de IA disponíveis em vídeo, áudio, texto e outras variações;
- Promover debates dentro do IAB Brasil sobre as melhores práticas no uso da IA em campanhas publicitárias;
- Desenvolver pesquisas para identificar oportunidades no mercado e avaliar o conhecimento de IA entre os profissionais da área;
- Disseminar conhecimento sobre IA por meio de programas educacionais, conteúdos e eventos.
A entidade elegeu o tema de IA como um dos prioritária para 2024. Para a CEO do IAB Brasil, Cristiane Camargo, "o avanço da IA traz oportunidades sem precedentes para a personalização e otimização de campanhas. Por outro lado, levanta questionamentos importantes sobre ética, transparência e propriedade intelectual. Precisamos estar preparados para lidar com as oportunidades e desafios que esse cenário oferece".
Atualmente, o Brasil discute uma regulação de Inteligência Artificial (IA) por meio do projeto de lei 2.338/2023, que está na Comissão Temporária de Inteligência Artificial (CTIA) do Senado. O relator da matéria, senador Eduardo Gomes (PL-TO), deve apresentar um relatório final da matéria até junho.