A Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI), holding do governo da Espanha para investimentos estratégicos, anunciou na última segunda-feira, 20, que a sua participação acionária na operadora Telefónica, controladora da Vivo, chegou a 10%.
No negócio, a SEPI adquiriu um total de 567.016.155 ações, ao preço médio de 4,0295 euros por ação. Dessa forma, a holding do governo espanhol alcança seu objetivo, anunciado em dezembro, de deter 10% do capital social da tele, considerada um ativo estratégico para o país.
"A Telefónica é uma das principais companhias do país, líder no setor de telecomunicações e fundamental em outros âmbitos estratégicos. A empresa é determinante por suas capacidades industriais e áreas de conhecimento, já que desenvolve atividades relevantes para a economia e o setor produtivo, incluindo as relacionadas com a segurança e a defesa", afirmou a SEPI, em comunicado.
"Com vocação de permanência, a participação da SEPI proporciona uma maior estabilidade acionária à companhia para a consecução de seus objetivos e contribui para a proteção de suas capacidades estratégicas", completa a holding. O movimento é visto como uma resposta da Espanha à entrada de capital saudita na tele.
A Telefónica nasceu como estatal, mas foi privatizada nos anos 90. Suas principais operações estão divididas entre Espanha, Brasil, Alemanha e Inglaterra.