Silêncio positivo para antenas é 'perfeitamente constitucional', diz MCTIC

Um dos desejos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na prometida regulamentação da Lei das Antenas (13.116/2015), o chamado silêncio positivo para a instalação da infraestrutura, é "perfeitamente constitucional" e já gerou efeitos positivos no setor energético brasileiro e também no mercado norte-americano de telecomunicações. A afirmação é do diretor de banda larga da pasta, Artur Coimbra, durante o Painel Telebrasil, iniciado nesta terça-feira, 21, em Brasília.

"Se há pedido de licença e se passam 60 dias, 365 dias ou dois anos e não sai nenhuma decisão, isso na prática é uma proibição da colocação de antenas, o que invade a competência federal. Então a existência de um prazo após o qual teria autorização tácita é perfeitamente constitucional", pontuou Coimbra. "Isso já existe no setor de energia elétrica e tem permitido expansão das redes de distribuição de energia de maneira mais rápida. Nos EUA, onde esse debate é muito forte, já que os estados lá são muito mais fortes, a FCC [Comissão Federal de Comunicações] decidiu que passados 60 dias, considera-se autorizado. Obviamente isso gerou discussão enorme no país, mas chegou na Suprema Corte e eles disseram que é constitucional".

Questionado sobre o fato do silêncio positivo ter sido vetado durante a sanção da Lei das Antenas em 2015 pela ex-presidenta Dilma Rousseff, Coimbra argumentou que "a redação da época era inconstitucional até no nosso entendimento, pois transferia competência do município para a Anatel exercer". "A fórmula que a gente vai usar agora prevê uma consequência jurídica em face de omissão do município, e isso não é inconstitucional e existe em outros setores e fora do Brasil. Por isso, é pacífico de ser aceito juridicamente", reiterou Coimbra a este noticiário.

Notícias relacionadas

O MCTIC considera que o mecanismo se faz necessário porque muitas cidades – com a capital de São Paulo sendo o exemplo mais notório – não seguem o prazo de 60 dias para emissão de licenças instituído na Lei das Antenas, resultando em intervalos de até dois anos para a concessão das autorizações. "Esperamos ansiosos a regulamentação. Tivemos uma lei federal muito boa, mas os municípios não se adequam", lembrou o diretor de infraestrutura do Telebrasil, Ricardo Dieckmann. Para representantes de empresas do setor, tal passo precisa ser dado rapidamente para surtir efeito durante a instalação da infraestrutura 5G. Do MCTIC, Coimbra observa que o decreto deve sair "ainda neste ano" após aprovações finais da consultoria jurídica do MCTIC e da Casa Civil.

Bons exemplos

Por outro lado, Dieckmann lembra que a adequação à Lei das Antenas já gerou efeitos positivos em cidades como Porto Alegre, onde o arcabouço para instalação é "talvez o melhor do Brasil". Vereador na capital gaúcha, Valter Nagelstein (MDB) lembra que o processo na cidade se encontrava engessado mesmo com uma atualização da lei municipal em 2011. Uma segunda iniciativa ganhou força em 2017 a partir da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema. "A CPI criou ambiente político adequado, porque ouvimos todos os entes e descobrimos os problemas. Do relatório surgiu a base para que se construísse o novo marco legal", afirma Nagelstein. Nota-se que o município de São Paulo também criou uma CPI para análise do tema no mês de março.

No caso de Fortaleza, o esforço para facilitar a instalação de antenas foi acelerado após a cidade ocupar a última colocação no Ranking das Cidades Amigas da Internet de 2017. Uma legislação municipal mais moderna foi aprovada pela cidade após o diagnóstico, mas ainda assim com emenda que proibia a instalação próxima de escolas e hospitais. Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da capital cearense, Maria Águeda nota que o dispositivo prejudicou planos da cidade, uma vez que um procedimento de manifestação de interesse buscava a expansão do serviço de banda larga na cidade justamente a partir de equipamentos públicos. Ainda assim, benefícios foram colhidos a partir da implementação de sistema online que diminuiu prazos para a expedição de licenças. Outra mudança ocorreu na lei de ocupação do solo da capital, que classificou atividades de telecom como serviços de utilidade pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!