Prefeitura de Porto Alegre quer conceder sistema de 800 km de fibra ótica

Porto Alegre, RS 14/08/2018 Prefeito Nelson Marchezan Júnior realiza visita à rua 18 de Novembro. Fotos: Cesar Lopes PMPA

A cidade de Porto Alegre pretende conceder um sistema ótico de cerca de 800 km de extensão para a iniciativa privada, afirmou o prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Jr., durante o Painel Telebrasil, que começou nesta terça-feira, 21. Apesar da decisão da cidade de deixar de administrar a infraestrutura, ainda há certa dificuldade para encontrar interessados em assumir o ativo.

Segundo Marchezan, o sistema ótico pode alcançar até mil quilômetros de extensão de fibra e dutos. "Estamos escutando o mercado, mas por incrível que pareça ainda não encontramos interessados, ainda que alguns grupos tenham pedido informações", afirmou o prefeito. "A ideia é fazer um contrato padrão de 10, 15 ou 20 anos e a empresa exploraria e pagaria a prefeitura, ou entregaria algum serviço gratuito, retornando para a sociedade". Segundo o gestor, modelos semelhantes já foram colocados em prática em outros estados, com níveis diferentes de sucesso.

Durante o Painel Telebrasil, Marchezan também comentou as mudanças na legislação municipal para instalação de antenas na capital gaúcha – e que surtiram efeito, de acordo com representantes do setor de telecom. "A grande reforma que fizemos foi obedecer a legislação federal [a Lei das Antenas]. Retiramos a necessidade de sete secretarias terem que se manifestar sobre antenas, necessidade de laudo de radiofrequência e adotamos o autolicenciamento, com profissional técnico respondendo pelas informações que manda para a Prefeitura. O que isso vai mudar para nós? Espero que não seja apenas um argumento de convencimento, mas segundo as operadoras teremos R$ 70 milhões de investimento no município".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!