Anatel vai encaminhar proposta de alteração da lei do Fust ao MCTIC

A Anatel apresentará ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) uma nova proposta para a utilização do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A proposta está atrelada ao Plano de Estrutural de Rede de Telecomunicações (PERT), que identifica as regiões onde há maior demanda por serviços de comunicações e cuja versão final está na pauta da reunião do Conselho Diretor da agência deste ano. Em linhas gerais, a proposta é baseada em quatro mudanças. A informação é do conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz, que nesta terça-feira, 21, do Painel Telebrasil 2019.

A primeira alteração é que o fundo, que hoje é atrelado à concessão de telefonia fixa, passe a abrigar todos os investimentos em infraestrutura. O segundo ponto é que o fundo passa a ser executado tanto pelos órgãos públicos, como pelas empresas. "As prestadoras, inclusive, poderão fazer investimentos diretos e deduzirem até 50% do valor a ser pago para o fundo". A terceira mudança institui o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como fundo garantidor. "Isso fará com que os projetos não fiquem presos às limitações orçamentárias". Na quarta modificação, a Anatel sugere a criação de um Comitê Gestor que terá o papel de analisar todos os projetos apresentados pelas operadoras, para receberem os investimentos do fundo. "Toda a proposta deverá estar em sintonia com as demandas identificadas no PERT", explicou. Este comitê seria composto por representantes do Poder Púbico e também das operadoras.

Segundo o conselheiro, a prévia da

Notícias relacionadas
proposta já foi apresentada à equipe do MCTIC, que a recebeu bem e deveráencaminha-la ao Ministério da Economia. Uma vez superada esta etapa deconvencimento dentro do Governo Federal, o objetivo é de que o Executivoapresente a proposta para análise no Congresso Nacional, uma vez que se tratade alteração de legislação. "A ideia é de que a proposta seja apresentada pelogoverno, pois já há 80 projetos que tratam deste tema, tramitando noLegislativo. A vantagem é que esta sugestão acaba contemplando boa parte daspropostas que já estão no Congresso Nacional", afirmou Diniz.

César Mattos, secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, que também participou do Painel Telebrasil 2019, destacou que a utilização de fundos no cenário de restrição fiscal demanda uma análise profunda. "Temos conversado com a Anatel sobre o Fust. É preciso que se gere um compromisso crível, ou seja, que o fundo seja utilizado para aquilo que propõe". O secretário afirmou ainda que a agenda da secretaria está tendo continuidade. "Independentemente do que está ocorrendo em outros cenários, seguimos o trabalho. A ideia da secretaria é ajudar e fazer o possível para que o governo não atrapalhe o desenvolvimento da economia, especialmente no que se refere ao excesso de burocracia e a falta de simplicidade nos processos".

Fistel

A revisão do Fistel também está em análise na Anatel. Aníbal Diniz explica que a proposta será endereçada ao MCTIC, já que a responsabilidade de desenvolvimento de política pública é o Poder Executivo. "A Anatel apenas subsidia o ministério", explicou. Em linhas gerais, Diniz informou que a proposta duas diretrizes. A primeira é simplificação das taxas. "Não é possível continuar como Fistel com praticamente 140 taxas. Isso tem que ser simplificado". A segunda diretriz é o estabelecimento de Fistel zero para os sistemas de Internet das Coisas (IoT). "Não dá para pensar em desenvolvimento de 5G e IoT no Brasil, com taxação de Fistel".

PLC 79/2016

O conselheiro da Anatel também destacou que o ambiente regulatório deverá estar preparado para o momento após a aprovação do PLC 79/2016, que altera o marco regulatório do setor de Telecomunicações. "Precisamos subsidiar o MCTIC no sentido da construção da política pública adequada para a implantação de infraestrutura. Neste sentido, temos que estar prontos para a possibilidade da aprovação do PLC 79/2016. Lembrando que, com a aprovação do projeto, teremos um saldo da migração de concessão para autorização. Para onde vai este saldo? Neste sentido, temos que estar preparados".

Outro aspecto apontado pelo conselheiro diz respeito à tecnologia 5G. "Esta questão é prioridade absoluta. Temos que estar onde a necessidade nos obriga. Neste momento, temos que dar total atenção a habilitação do espectro necessário para implantação do 5G, seja na faixa sub-6 GHz, seja nas faixas milimétricas. "Temos que fazer avançar de forma simultânea, senão estaremos atrasados em relação ao resto do mundo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!