Publicidade
Início Newsletter Facebook e Qualcomm trabalham com tecnologia de acesso via rádio em 60...

Facebook e Qualcomm trabalham com tecnologia de acesso via rádio em 60 GHz

A Qualcomm e o Facebook entraram em acordo para entregar Internet fixa via rádio (FWA) utilizando a faixa de 60 GHz em áreas urbanas. As empresas anunciaram nesta segunda-feira, 21, que estão trabalhando com “operadoras e fabricantes líderes” para o desenvolvimento do sistema sem fio multinós com a tecnologia Terragraph, da companhia de Mark Zuckerberg, cuja proposta utiliza esse espectro com uma rede de small cells integrada no mobiliário urbano para melhorar a velocidade, eficiência e qualidade da conectividade, mas com menor custo do que com a fibra. Os testes com a solução integrada deverão começar em meados de 2019.

A fornecedora Qualcomm está trabalhando com família de chipsets QCA6438 e QCA 6428 para conectividade pré-802.11ay com a tecnologia Terragraph. Segundo a empresa, isso “permitirá a fabricantes construírem soluções com mmWave [ondas milimétricas] 60 GHz utilizando espectro não licenciado em 60 GHz para prover acesso fixo sem fio (FWA) para consumidores em áreas urbanas acessarem conexões de banda larga de alta velocidade”. O backhaul com a solução do Facebook terá “melhorias” proporcionadas pela Qualcomm para evitar interferência em ambientes densos, como protocolo baseado em TDMA, nodes sincronizadas, junção de canalização e uma matriz maciça de antenas para entregar cobertura de alta capacidade. A promessa é de redução de custos e de time-to-market.

Em comunicado, o vice-presidente de gestão de produtos da subsidiária Qualcomm Atheros, Irvind Ghai, destacou que a colaboração com o Facebook “vai trazer tecnologias avançadas 11ad e pré-11ay ao mercado, aumentando a penetração de banda larga e permitindo a operadoras reduzir o Capex para o acesso de última milha”. Segundo o executivo, a combinação com controle em cloud da Terragraph e da arquitetura baseada em TDMA com a taxa de link de 10 Gbps da solução da fornecedora contará com técnicas de baixo consumo energético e mitigação de interferência.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile