Metodologia para multa por óbice à fiscalização passará por consulta pública de 30 dias

A Anatel aprovou nesta quinta-feira, 21, proposta de metodologia para cálculo de sanção de multa por óbice à fiscalização. Pelo texto, que passará por consulta pública, as multas para essas infrações poderão chegar a R$ 50 milhões, dependendo da quantidade de usuários afetados, o tamanho da empresa e a duração da infração.

Notícias relacionadas
O relator da matéria, conselheiro Marcelo Bechara, seguiu o texto proposto pela área técnica, que prevê dois tipos de óbices: para a fiscalização técnica, feita em campo, e a não técnica, realizada por meio de solicitação de informações para as empresas. Os valores das sanções poderão ser obtidos por meio de tabelas preestabelecidas, onde a prestadora pode ter uma ideia de quanto vai pagar. No caso da fiscalização não técnica, o valor da tabela pode ser multiplicado por 10, a depender de quantas informações deixaram de ser prestadas.

O conselheiro Igor de Freitas disse que, pela fórmula proposta, uma empresa com mais de nove mil estações, que praticou o óbice à fiscalização, receberá multa de R$ 50 milhões. Ele deixou claro que é preciso, durante a consulta pública, definir parâmetros para óbice à fiscalização online.

Bechara disse que o intuito é pesar na multa para que o impedimento à fiscalização seja evitado. “O óbice pode esconder outras infrações maiores”, disse. A proposta receberá contribuições pelo prazo de 30 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!