Governo federal quer unificar leis municipais para instalação de torres celulares

O governo federal, através do Ministério das Comunicações (Minicom), iniciou um diálogo com entidades representativas dos municípios brasileiros na tentativa de unificar as legislações locais que restringem a instalação de torres celulares. "Já começamos a conversar com a Associação dos Prefeitos. É um processo complexo, que requer muito diálogo. Não resolveremos isso com uma canetada", deixou claro o secretário executivo do Minicom, Cezar Alvarez. A questão é tema da reportagem de capa da revista TELETIME deste mês.

Notícias relacionadas
A prioridade do governo federal é padronizar as leis nas cidades-sede da Copa das Confederações, seguidas das capitais estaduais que receberão jogos da Copa do Mundo. O assunto ganha urgência diante do leilão de quarta geração (4G), cujas redes utilizarão a frequência de 2,5 GHz. Por se tratar de uma faixa mais alta que aquela adotada no 3G, serão necessárias mais antenas para cobrir uma mesma área, o que significa para as teles novas negociações com órgãos municipais e condomínios.

Estima-se que haja pelo menos 240 leis municipais diferentes no Brasil restringindo a instalação de torres celulares. Em Campinas, por exemplo, qualquer nova torre requer a aprovação por escrito de 65% dos proprietários de imóveis em um raio de 200 metros. Em Porto Alegre, por sua vez, nenhuma torre pode ser instalada a menos de 500 metros de outra. O diretor executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, calcula que metade das estações radiobase (ERBs) no País funcionem graças a liminares obtidas na justiça.

Alvarez lembra que existe um entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que, em telecomunicações, por ser um assunto federal, deve haver limites sobre a autonomia de regulação da matéria pelos municípios. Isso dá amparo jurídico ao governo para iniciar as conversas com as prefeituras. Alvarez e Levy participaram nesta segunda-feira, 21, do evento Rio Wireless, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!