Estudo mostra crescimento de 270% em novas famílias de vírus para Android

Estudo feito pela empresa de segurança virtual F-Secure apontou o surgimento de 37 novos tipos de famílias de malwares para Android durante o primeiro trimestre de 2012. No mesmo período, o número de pacotes de aplicativos maliciosos no formato APK (Android Application Package Files – formato adotado pelo Google para instalar apps em smartphones Android) saltou de 139 para 3.069.

Notícias relacionadas
O estudo elaborado pela F-Secure mapeou as principais ameaças cibernéticas voltadas para o ambiente móvel no primeiro trimestre de 2012. Ao todo, foram contabilizadas 37 novas famílias e variações de aplicativos maliciosos para a plataforma Android, contra apenas 10 registradas no mesmo período de 2011. Já o número de ameaças presentes em pacotes de aplicativos do tipo APK saltou de 139 para 3.069 nos últimos 12 meses, ou seja, um crescimento de 2.100%.
O estudo da F-Secure aponta ainda que os vírus do tipo “Trojan”, uma espécie de programa intruso que se instala no dispositivo se passando por um software autêntico, foram responsáveis por 84% das ameaças disseminadas no período.

Outra constatação é que quase 70% das amostras coletadas de novos tipos de malwares para plataformas móveis foram criadas com o intuito de extrair dados de usuários que possam ter algum valor comercial, tais como senhas bancárias, números de cartões de crédito ou informações cadastrais.

O estudo destaca que um dos pontos que mais chamam a atenção é o nível de sofisticação alcançado pelos autores desses vírus. Muitos dos malwares realmente “entregam o que prometem”. Por exemplo, no caso de um game, será realmente instalada uma cópia do jogo no dispositivo. Isso dificulta a percepção do usuário de que na verdade ele está sendo vítima de um crime cibernético.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!