Sardenberg adia deliberação sobre PGO e PGR

O presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, adiou a deliberação sobre a proposta de mudança no Plano Geral de Outorgas (PGO) e a implantação de um Plano Geral de Atualização do Marco Regulatório (PGR). Sardenberg pediu vistas dos dois processos durante a reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 21. A explicação repassada pela assessoria da agência reguladora é que o embaixador viu a necessidade de se harmonizar os dois textos entre si e garantir um consenso entre os conselheiros para a aprovação das propostas que irão à consulta pública.
O mesmo Sardenberg vinha comentando com a imprensa nos últimos dias que acreditava na possibilidade de aprovação das propostas na reunião realizada hoje. A agência não deu maiores detalhes sobre quais os itens que estão em desarmonia nos dois documentos nem se existe algum impasse entre os conselheiros que justificasse a suspensão da análise para a tentativa de fechar um consenso para a votação.
Um dado que não pode deixar de ser considerado é que, atualmente, a composição do Conselho Diretor da Anatel não está completa. Isso pode gerar um efeito colateral dramático caso não haja consenso entre os conselheiros para a votação das matérias. Como hoje existem apenas quatro votos possíveis ? incluindo o voto do presidente da agência ? não está descartado um empate na deliberação sobre as duas propostas. O adiamento desta tarde solicitado pelo próprio presidente abre margem para que surjam dúvidas se realmente os conselheiros estão de acordo com a condução das mudanças regulatórias.

Notícias relacionadas
Um empate colocaria a Anatel em uma situação delicada já que existiriam poucas alternativas para a solução do impasse. Uma seria aguardar a indicação e nomeação do quinto conselheiro, que acabaria tendo o voto de minerva sobre a questão, mesmo recém-chegado à agência. A outra seria convencer um conselheiro a mudar seu voto, o que não é uma tarefa fácil. É difícil dimensionar o possível conflito entre os conselheiros e os motivos de divergência, mas o adiamento pode indicar que o processo de mudanças no PGO e no marco regulatório não está tão tranqüilo quanto vinha sendo apregoado pelos envolvidos na atualização das regras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!