Usuários da operadora de Internet via satélite Starlink começaram a ser informados sobre uma mudança nos planos prioritários da empresa. Agora, a empresa de Elon Musk decidiu reduzir a velocidade para 1 Mbps no download e 0,5 Mbps no upload quando os clientes prioritários (priority) atingirem a cota mensal de dados.
A política de redução da velocidade foi atualizada em alguns mercados do globo como Estados Unidos e Reino Unido. A versão brasileira do site da operadora também foi atualizada com a nova informação, conforme revelou apuração do site Tecnoblog.
"Com um plano Prioritário Local ou Global, você tem uma alocação limitada de dados. Se você esgotar seus dados e não tiver autorização para recargas automáticas ou não adquirir um pacote adicional, sua conexão será reduzida para velocidades de até 1 Mbps de download e até 0,5 Mbps de upload", informou a central de ajuda da companhia no Brasil.
Planos residenciais
Ao menos por enquanto, essa mudança não impacta os planos residenciais – que são os favoritos dos brasileiros para conectar casas em áreas remotas via satélite. Os planos Priority geralmente são escolhidos pelos mercados corporativo e governamental, especialmente para suportar aplicações que necessitam de uma velocidade maior.
Caso o usuário do plano prioritário consuma toda a franquia mensal, ainda será possível continuar navegando em velocidades superiores. Mas, para isso, será necessária a compra de pacotes avulsos de dados.
Para fugir da cobrança extra, assinantes podem tentar realizar a migração do plano Priority para o plano residencial. A velocidade geral será inferior, mas não há cota mensal de consumo – e, portanto, não existiria limitação nas taxas de transferência. No entanto, é possível que consumidores em áreas com capacidade satelital esgotada tenham dificuldades em fazer essa mudança.