Operação da Anatel e Receita apreende mais de 300 celulares com indícios de falsificação

Foto: Pixabay

A Anatel, em ação conjunta com a Receita Federal, aprendeu 343 aparelhos celulares com "indícios de falsificação". Ou seja, são aparelhos sem certificação e homologação da agência. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 21, como os resultados da segunda fase da Operação Depois da Folia, realizada na última quinta-feira, 10, na cidade do Rio de Janeiro.

Somados à primeira fase da fiscalização, realizada em 3 de março, 543 celulares irregulares foram apreendidos pela Operação – resultando num valor estimado em R$ 800 mil. A Operação Depois da Folia está entre as primeiras atividades do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) da Anatel realizadas neste ano. 

Mercado Paralelo

Notícias relacionadas

Os fabricantes de diversas marcas de aparelhos móveis têm reportado à Anatel o aumento no número de celulares irregulares, que são importados e comercializados no País sem a anuência dos detentores de homologação dos produtos. A certificação e a homologação atestam se o aparelho atende os requisitos de qualidade e segurança exigidos pela regulamentação brasileira.

A venda desses produtos, que são considerados pela agência como não homologados, é denominado pela indústria de "mercado cinza". Os aparelhos celulares regularmente importados são originais de fábrica, com configurações adaptadas aos países a que se destinam.

Os consumidores devem ficar atentos ao adquirir um celular novo. É importante observar o preço, pois aparelhos não homologados oferecidos no varejo ou em plataformas digitais (marketplaces) geralmente apresentam valores muito inferiores aos dos aparelhos regulares, recomenda a Anatel aos consumidores.

Combate à pirataria

A Antel e a Receita estão atuando em várias frentes para combater a pirataria no setor de telecomunicações. Na última quarta-feira, 16, Receita Federal destruiu um lote de 111 mil aparelhos piratas de TV box apreendidos no Porto Seco de Resende (RJ). Foi a maior trituração dos equipamentos desde que o órgão firmou convênio com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!