Celular é o único meio de acesso à Internet para 58% dos usuários, aponta pesquisa

Foto: rawpixel.com / Pexels

[Publicado originalmente no Mobile Time] O telefone celular é o único meio de acesso à Internet para 58% dos internautas no Brasil. Menos de um terço da população pode ser considerada plenamente conectada, ou seja, tem oferta de conexão de qualidade. Estas pessoas são sobretudo brancas das classes A e B; os outros cidadãos (principalmente negros das classes C, D e E) ficam sem conexão quase metade do mês. Estas são algumas das conclusões do estudo "O abismo digital no Brasil", realizado pela PwC Brasil em parceria com o Instituto Locomotiva. Clique aqui para conferir na íntegra.

"Os números mostram que a dependência do celular acaba por limitar as experiências de conexão de uma parcela grande da população, que não consegue aproveitar oportunidades de trabalho, estudo, negócios e desenvolvimento de novas habilidades que a Internet pode oferecer", diz o texto do trabalho.

Segundo a pesquisa, para controlar melhor o orçamento, 95,7 milhões de brasileiros que possuem celular têm planos pré-pagos e precisam usar dados apenas dentro dos limites preestabelecidos. As classes C,D e E representam 82% desse público.

Notícias relacionadas

Alguns outros números relevantes do estudo chamam ainda mais a atenção para a desigualdade de acesso no Brasil:

  • 20% da população brasileira têm acesso de qualidade à Internet, recurso fundamental para a educação e o desenvolvimento profissional
  • 60% dos brasileiros desconectados são das classes D e E
  • 21% dos alunos matriculados nas redes municipais e estaduais de educação básica estão em escolas sem acesso à banda larga

O estudo PwC/Instituto Locomotiva foi estruturado com base em duas pesquisas quantitativas feitas entre julho e agosto de 2021. Uma delas, realizada online, reúne uma amostra nacional de 1.754 usuários de internet, homens e mulheres, com 18 anos ou mais. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais. Na outra pesquisa, de caráter nacional, foram entrevistadas 2.300 pessoas, com 18 anos ou mais. Nesta, a margem de erro é de 1,9 ponto percentual. Os resultados foram ponderados por região segundo distribuição de gênero, faixa etária e escolaridade de internautas com 18 anos ou mais.

"A desigualdade de acesso à Internet que destacamos no nosso estudo não só reflete a disparidade socioeconômica do País como ajuda a reforçá-la. As consequências serão vistas no futuro em mais informalidade do mercado de trabalho, redução do índice de produtividade do país (que já é considerado baixo), atraso no desenvolvimento humano e profissional da próxima geração e redução do acesso a serviços públicos", diz análise dos pesquisadores responsáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!