O Grupo Telefónica, dono da Vivo, e a Microsoft anunciaram a expansão de uma parceria com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de soluções do Open Gateway, o ecossistema de APIs abertas que conectam serviços digitais às redes de telecomunicações.
A colaboração prevê a inclusão do Kernel, uma plataforma com base em Inteligência Artificial (IA) da operadora, ao Azure, o serviço de computação em nuvem de big tech.
Em comunicado, as empresas informaram que "vão investir recursos financeiros, tecnológicos e profissionais para trabalharem juntas" na integração dos serviços. Além disso, as companhias vão estabelecer uma estratégia "go-to-market" para fornecer soluções digitais baseados no Kernel a outras operadoras.
A primeira fase da parceria entre as plataformas foi anunciada no ano passado, durante o Mobile World Congress (MWC) , em Barcelona. Agora, na prática, haverá uma migração do Kernel para o Azure Marketplace, uma loja online que disponibiliza aplicativos e serviços para uso na plataforma de computação em nuvem da Microsoft.
Com isso, o serviço da Telefónica passará a ser comercializado no modelo software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). O Kernel foi lançado em 2017 e, atualmente, tem sido adaptado para as oportunidades do Open Gateway.
"É por isso que queremos trazer a nossa plataforma para o marketplace do Azure, permitindo que outras empresas adotem sua tecnologia e reduzam o tempo de lançamento ao mercado da nova infinidade de serviços digitais", afirmou Chema Alonso, diretor de Digital da Telefónica, em nota.
"Esta parceria vai nos permitir alavancar a nossa experiência combinada e tecnologias inovadoras para impulsionar a transformação digital e criar novas oportunidades para operadoras, desenvolvedores e empresas de telecomunicações", destacou Paco Salcedo, presidente da Microsoft Espanha.