A Leste, um provedor de Internet que opera em oito cidades fluminenses, tem investido em iniciativas para proporcionar Internet gratuita em praças públicas. Chamadas de "praças digitais", elas já oferecem acesso gratuito em alguns pontos das cidades de Itaboraí e Niterói.
A empresa informou que também está estudando a possibilidade de ampliação do programa para demais municípios da região. O projeto é uma iniciativa da própria Leste e não depende de parceria com as prefeituras dos municípios, segundo informaram.
"A Internet deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade para nossa sociedade. O que fazemos nas praças digitais é garantir que mais pessoas tenham acesso de qualidade, seja para educação, trabalho ou simples interação social", defendeu o gerente de comunicação da Leste, Lucas Rodrigues.
Segundo a operadora, as praças digitais também podem ajudar a reduzir desigualdades, promover cidadania e criar oportunidades. "Nosso papel é oferecer suporte para que essas comunidades floresçam. Com mais parcerias e iniciativas, podemos expandir esse impacto para ainda mais pessoas no futuro", reforça o gerente.
Localização
Os pontos das cidades em que as praças digitais estão localizadas são:
Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro
Fonte da Carioca, Centro
Niterói
Praça do Rádio Amador, São Francisco
Mercado Municipal de Niterói, Centro
Praça da Soprecam, Camboinhas
Camboinhas Mall, Camboinhas
Praia de Camboinhas, Região Oceânica