A Entidade Administradora de Faixa (EAF) concluiu nesta última quinta-feira, 20, o lançamento do cabo subaquático da Infovia 02, parte do Programa Norte Conectado.
O cabo foi instalado no leito do Rio Solimões, e levará sinal de dados a 13 municípios do Amazonas, cobrindo mais de mil quilômetros com rede de fibra óptica. Há exatos um mês, o Ministério das Comunicações anunciava o início da instalação dos cabos da Infovia.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, após o trecho de Tabatinga, os trabalhos serão feitos por via terrestre a partir de Belém de Solimões. "Com essa infraestrutura digital pronta, haverá benefícios como conectividade segura e de qualidade, melhor acesso aos serviços públicos e progressos na educação, na saúde e na segurança pública", disse o ministro.
"A conclusão do lançamento do cabo de fibra óptica subfluvial da Infovia 02 representa uma etapa técnica importante para a evolução das obrigações da EAF e para a expansão a conectividade na Região Amazônica", completou Leandro Guerra, CEO da EAF.
A Infovia 02
Com um investimento de R$ 268 milhões, a Infovia 02 vai beneficiar aproximadamente 370 mil pessoas em localidades como Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Belém do Solimões, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, que será interligada por terra, pela BR-307. Em Belém do Solimões, a infraestrutura também atenderá cerca de 12 mil indígenas distribuídos em 30 aldeias.
Com a infraestrutura subfluvial será possível conectar redes metropolitanas que levarão conexão de alta capacidade para escolas públicas, unidades de saúde, prefeituras, tribunais e organizações das Forças Armadas nas localidades beneficiadas, que ainda contarão com uma praça pública equipada com Wi-Fi, ampliando o acesso à internet para toda a comunidade.
Carlos Baigorri, presidente da Anatel, destaca que a iniciativa é essencial para a inclusão digital nesta região. "Com a conectividade, a população terá acesso a todos os benefícios que a Internet proporciona aos cidadãos e cidadãs", afirma Baigorri.
"Estamos comprometidos em entregar uma infraestrutura de qualidade que servirá de base para políticas públicas transformadoras", explica Antonio Parrini, diretor de operações da EAF."
Descarte responsável de resíduos
Segundo a EAF, a operação de lançamento do cabo da Infovia 02 seguiu rigorosos protocolos ambientais exigidos pelo Ibama para obtenção da licença de operação, garantindo o correto gerenciamento dos resíduos gerados tanto pela tripulação embarcada quanto pela instalação da infraestrutura.
Durante os 20 dias de expedição, mais de 100 pessoas estiveram a bordo da plataforma de lançamento, o que demandou um planejamento detalhado para a coleta, armazenamento, tratamento e destinação adequada de resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis.
Foram seguidas as práticas do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes (PGRSE), em conformidade com as diretrizes do Licenciamento Ambiental, para minimizar impactos ambientais, incluindo a trituração e o armazenamento de resíduos orgânicos em freezers durante o período de navegação, a separação seletiva de recicláveis e o descarte seguro de materiais não reutilizáveis, diz a EAF.
Os resíduos recicláveis foram classificados, armazenados em big bags e encaminhados para pontos de coleta especializados. Já o lixo orgânico foi triturado, transformado em ração animal e doado a fazendas da região. Materiais de risco, como restos de fibra óptica e combustíveis, foram lacrados e incinerados conforme as normas ambientais vigentes. Toda a operação foi acompanhada por fiscais do Ibama.
Programa Norte Conectado
A Infovia 02 faz parte do Programa Norte Conectado, que contempla a implementação de oito infovias nos rios da Amazônia.
A EAF é responsável pela construção de seis delas, totalizando mais de 9 mil quilômetros de cabos de fibra óptica subaquáticos e investimento de cerca de R$ 1,34 bilhão, provenientes do leilão do 5G. A entidade já concluiu a implementação da Infovia 03, conectando Belém (PA) e Macapá (AP).
A Infovia 04 – que passa por Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçú (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR) – teve o lançamento do cabo subaquático finalizado e encontra-se em fase de implementação da infraestrutura terrestre. Já as Infovias 05, 06 e 08 fazem parte da segunda etapa de implementação.