Cabo Angola-Brasil chega a Fortaleza

O cabo submarino da Angola Cables que ligará o Brasil a África chegou à Praia do Futuro, em Fortaleza, após percorrer 6,3 mil km pelo leito oceânico partindo de Sangano, na costa angolana. Segundo a operadora nesta quarta-feira, 21, o South Atlantic Cables System (SACS) levou dois meses para ser instalado em alto mar, envolvendo participação de engenheiros, profissionais de TI e mergulhadores profissionais para a fixação do sistema com segurança. Agora, o processo será de aterramento do cabo, instalação na landing station e a realização de testes. Depois, será conectado ao Data Center na capital cearense, que a companhia diz estar em "fase adiantada de construção". A previsão é que o início das operações do SACS esteja "mantida para o primeiro semestre" deste ano.

Além da chegada do SACS a Fortaleza, a Angola Cables também celebrou a assinatura de um memorando de entendimentos para cooperação com o governo do Ceará para "viabilizar a infraestrutura que interligará o data center de Fortaleza ao complexo industrial do Pecém, permitindo o desenvolvimento regional no campo das telecomunicações".

O cabo é construído pela japonesa NEC e possui capacidade de "pelo menos" 40 Tbps. A Angola Cables afirma que é o primeiro a ser instalado no Atlântico Sul, ligando a África ao continente sul-americano. "A partir de agora, Brasil e Angola estarão a oferecer ao mundo uma rota alternativa de acesso aos Estados Unidos, um dos maiores produtores de todo o tipo de conteúdos globais, mas também à Ásia, uma das maiores regiões demográficas do planeta", explicou em comunicado o CEO da operadora, António Nunes.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!