Estão abertas até 14 de março as inscrições para a 4ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação. Serão selecionados seis projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Internet das Coisas, computação em nuvem e redes 5G.
Será disponibilizado um orçamento total de aproximadamente R$ 26 milhões, para execução de projetos, com duração máxima de três anos. O edital lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que vão divulgar o resultado já em abril.
O objetivo da chamada é incentivar o avanço tecnológico e a inovação, além da qualificação de recursos humanos. A intenção do MCTIC é de uma participação ativa do País no desenvolvimento da tecnologia 5G e da Internet das Coisas. A seleção das propostas levará em conta, principalmente, seu grau de inovação tecnológica.
As chamadas coordenadas Brasil-União Europeia começaram em 2010 e já somaram investimentos de 25 milhões de euros ou R$ 81 milhões.