Empresas de pequeno porte poderão encaminhar chamadas sem o CSP

A Anatel aprovou nesta quinta, 21, a nova regra de encaminhamento de chamadas para empresas com até 50 mil acessos, o que tem como objetivo contornar a escassez de números de Códigos de Seleção de Prestador (CSP).

Notícias relacionadas
Segundo a análise do conselheiro relator, Roberto Pinto Martins, dos 72 CSPs possíveis (a Anatel descarta as combinações de algarismo dobrados como 11 e 22) já foram atribuídos 48 – restam portanto 24 disponíveis. Mas há pelo menos 37 pedidos de CSP na agência e o número de empresas de STFC Local e Longa distância é crescente.

As pequenas empresas poderão solicitar à agência a "marcação alternativa", através da qual o cliente marca apenas o DDD e a chamada é encaminhada pela operadora do STFC Local. A opção pela marcação alternativa é do cliente. Ou seja, aqueles clientes que usam uma operadora de Longa Distância que não seja a sua operadora local podem continuar marcando a chamada no modo tradicional. Para solicitar e para cancelar a marcação alternativa, o usuário deverá entrar em contato com a operadora.

Pinto Martins destaca que a marcação alternativa poderá ser uma vantagem competitiva para as pequenas empresas já que é uma maneira mais fácil para o usuário realizar chamadas de longa distância. Se a pequena empresa quiser adotar a marcação alternativa, mas já tiver um CSP, ele deverá ser devolvido à Anatel.

A proposta ainda prevê a possibilidade de licitação dos CSP, além de sorteio usado hoje. Na licitação a Anatel poderá exigir obrigações dos ganhadores.

A aprovação da matéria – que recebeu apenas três contribuições na consulta pública – gerou um longo debate no Conselho Diretor. O conselheiro Rodrigo Zerbone apresentou proposta para que em lugar da marcação sem o CSP, as empresas de pequeno porte usem um CSP único a ser escolhido pela Anatel. Ele argumenta que é preciso manter o mesmo padrão de discagem para evitar confusões dos clientes. A proposta de Zerbone, entretanto, foi acompanhada apenas pelo presidente João Rezende.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!