Bancos, bandeiras de cartão e redes de adquirência lançarão NFC este ano

Os bancos, as bandeiras de cartão de crédito e as redes de adquirência atuantes no Brasil não vão mais esperar pelo setor de telecomunicações para usar a tecnologia de NFC (Near Field Communications). Enquanto no Brasil a integracão entre celulares e essa tecnologia se mantém restrita a testes pontuais, Cielo e Redecard preparam-se para incluir leitores NFC em suas máquinas de POS (terminais cartão) ao longo deste ano. Ambas estão correndo com esse projeto, que pode ser um diferencial positivo na conquista da preferência dos lojistas. Paralelamente, começarão a ser emitidos os primeiros cartões de crédito e débito com chips NFC embutido. A expectativa é de que o serviço de compra por NFC seja lançado em meados deste ano, provavelmente em junho, informa uma fonte que participa do projeto. "O celular não tem escala hoje. Ele servirá como uma comodidade de nicho para o NFC bancário no futuro", explica.
O uso do NFC para pagamentos de crédito e débito terá limite no valor de compra, provavelmente entre R$ 20 e R$ 50. Também haverá um limite de número de compras por dia. Isso porque o cliente não precisará botar sua senha, mas apenas aproximar o cartão do leitor. Na prática, o NFC irá acelerar a conclusão de compras de pequeno porte e reduzir as filas nos caixas. É possível que supermercados criem caixas rápidos exclusivos para esse tipo de pagamento.
Vale lembrar que o ano de 2011 deve ser marcado pela maior concorrência entre as redes de adquirência em razão da abertura do mercado de cartões de crédito. Com as máquinas de POS aceitando várias bandeiras simultaneamente, os lojistas poderão escolher qual é a de sua preferência. O NFC pode ser um dos diferenciais, assim como a redução de tarifas e do preço de aluguel das máquinas.

Notícias relacionadas
Ásia e EUA
Enquanto isso, na Ásia e nos EUA as operadoras celulares conseguiram realizar acordos com bancos locais para usar o celular como carteira eletrônica por meio de NFC. O serviço é especialmente popular no Japão, onde existe há mais tempo. No mês passado, a coreana KT, a chinesa China Mobile e a japonesa NTT DoCoMo se aliaram para estabelecer padrões de roaming de serviços NFC. Nos EUA, AT&T, T-Mobile e Verizon Wireless criaram ano passado a joint-venture Isis para construir uma rede comum de NFC. Por sua vez, fabricantes de terminais prometem incluir a tecnologia em mais modelos de smartphones este ano. Há rumores de que uma das novidades no iPhone 5 será o NFC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!