Uma pesquisa realizada entre 50 grandes marcas da Europa no último mês de janeiro aponta que empresas com nomes fortes no mercado planejam aumentar de forma significativa seus recursos para ações de marketing utilizando a telefonia celular, também conhecido como mobile marketing. O estudo, encomendado pela desenvolvedora de software para mobilidade Airwide Solutions, prevê que até 2008 cerca de 89% das grandes marcas européias usarão mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS), com cerca de um terço destas planejando gastar em média mais de 10% do orçamento total de marketing. Em cinco anos, 52% dessas companhias esperam gastar entre 5% e 25% do orçamento de marketing com mobile marketing.
O SMS é a ferramenta mais adotada. Cerca de 40% das grandes marcas pesquisadas já criaram ações de marketing via mensagens de texto e 18% já fizeram campanhas com MMS.
Falta de informação
O estudo indica que o crescimento do mobile marketing ainda sofre o impacto da falta de informação de como gerenciar e otimizar os programas de marketing. Mais da metade das companhias entrevistadas (55%) não estão certas de como alcançar um alvo específico de audiência utilizando campanhas via telefone celular; 58% não sabem como implementar e medir uma ação por SMS; e 61% não têm certeza de como lançar e medir uma campanha por MMS.