Fornecedores temem que briga pelo 1,9 GHz prejudique investimentos

Existe entre os fabricantes de produtos GSM o temor de que uma eventual ação judicial da Vésper pela liberação da faixa de 1,9 GHz para o SMP possa atrapalhar a entrada de novos investimentos em redes e terminais no padrão europeu. ?Se isso ocorrer, vai sinalizar para o mercado internacional que o País pode mudar a regra no meio do jogo. Existem empresas que compraram licenças nos leilões do SMP com base em business plans que não contava com a possibilidade de surgir uma nova concorrente em CDMA de um momento para outro?, comenta um executivo de um grande fornecedor de equipamentos GSM.
A reclamação refere-se à transformação imediata para SMP das redes WLL licenciadas para telefonia fixa da Vésper, no Interior de São Paulo, Estado de Minas Gerais e seis estados do Nordeste, caso saia de uma forma ou de outra a liberação da faixa de 1,9 GHz o serviço móvel. As empresas mais afetadas no caso seriam o Telecom Americas, que prepara-se para migrar a rede TDMA da Tess no Interior de São Paulo, e a Oi, que atua na Região I do PGO, que engloba Minas Gerais e todo o Nordeste.
A questão deverá passar ainda pelo crivo do conselho diretor da Anatel, mas a Vésper já manifestou a disposição de brigar na Justiça, caso não obtenha a licença na esfera regulatória. A interpretação da Vésper é diametralmente oposta à dos defensores do GSM. Com base na resolução nº 314 da Anatel, que prevê o uso da faixa em questão para serviços móveis em caráter secundário, a espelho diz que a recusa a seu pleito é que seria uma mudança de regra no meio do jogo. Segundo informações colhidas na Anatel, o conselho diretor só deverá apreciar o pedido da Vésper após análise pela Procuradoria Geral da Anatel.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!