Após iniciar operações em novembro de 2024, a plataforma de intermediação entre provedores regionais de Internet (ISPs) e clientes TeiaH já soma potencial para atender 4,3 milhões de residências em 1.059 cidades brasileiras. A região Sul foi escolhida para iniciar a implementação da plataforma.
Segundo dados enviados pela empresa ao TELETIME, há também contratos fechados com 20 provedores de Internet, que podem usar a solução para reduzir o churn (evasão) de clientes, sobretudo em casos de troca de endereço do assinante.
"O item mudança de endereço corresponde em média por 30% de todos os cancelamentos de contrato de banda larga do território brasileiro", indica a TeiaH – que atua como um hub de conexão para direcionar a uma nova operadora o usuário de saída de seu antigo prestador.
No modelo, a plataforma identifica o cliente que era atendido pelo "provedor A" e localiza um "provedor B" com condições semelhantes. Para o assinantes, isso evitaria transtornos ao assinante, como a procura por uma nova operadora e a interrupção do serviço de Internet.
Já as empresas integradas à rede de conexão são remuneradas de forma igualitária – tanto a antiga operadora, quanto a nova, nos casos em que o cliente muda de endereço. Segundo a TeiaH, o recurso permite por um lado recuperar até 30% da receita perdida com churn e por outro, aumentar vendas em 15%.
A plataforma de conexão tem como parceiro tecnológico o Grupo Voalle e também utiliza conceitos de API-REST (arquitetura de APIs utilizada para comunicação entre sistemas na web), além de inteligência artificial (IA) nas atividades.
"Utilizamos a IA não apenas como ferramenta, mas como um diferencial competitivo que amplifica a capacidade de entregar valor aos seus parceiros e melhor experiência para o cliente final. É uma aliada para gerar resultados sustentáveis, alta escalabilidade, tomada de decisão mais rápida, redução de custos operacionais, aumento de competitividade e conexão humano-tecnologia", declara o CEO e sócio-fundador da empresa, Luciano Sperb Castagnino.
Futuro
Agora, a previsão é de dobrar o número de provedores regionais e alcançar abrangência nacional já no primeiro trimestre deste ano, segundo o CCO da empresa, Glauco Della Giustina Sombrio.
"Nossa meta é ajudar a solucionar a alta taxa de churn enfrentada pelos provedores, principalmente os de pequeno porte, que representam a maior parte dos 20 mil ISPs com cadastro na Anatel. Queremos ser parceiros destas empresas para impulsionar seu crescimento e manter a fidelidade do cliente', afirma.