Aprovação da venda do controle da V.tal para o BTG não tem restrições jurídicas

Segundo apurou TELETIME, a Procuradoria Federal Especializada da Anatel (PFE), em parecer sigiloso emitido esta semana sobre o processo de análise da venda do controle da V.tal para a Globenet/BTG, não viu nenhum impedimento ou fez qualquer recomendação que inviabilize a aprovação nos termos propostos. A PFE baseou sua análise no relatório da área técnica da Anatel, que já havia dado o sinal verde, sem maiores complicações. Mas a Procuradoria Federal Especializada faz algumas recomendações ao Conselho Diretor a fim de dar mais segurança ao processo.

Um dos pontos de atenção da PFE é na questão dos bens reversíveis. A análise técnica não viu nenhum risco, já que a regulamentação é clara ao estender às empresas coligadas e controladas as obrigações de reversibilidade das concessionárias. Como a Oi segue sendo controladora da V.tal mesmo após a venda para o BTG, a Anatel entende que os bens reversíveis estariam preservados. 

Mas a área jurídica da Anatel recomenda que o corpo técnico fique atento aos cenários futuros de possíveis alienações de ativos, eventualmente com a imposição de condicionamentos como a apresentação de um inventário dos bens que estão sendo incorporados ou comprovação de desoneração de bens que venham a ser considerados reversíveis. Seriam medidas bem simples a serem implementadas, mas o ponto fundamental para a PFE é que qualquer alienação de bens reversíveis continue sujeita à anuência prévia da Anatel.

Notícias relacionadas

Outra questão que foi especialmente analisada pela área técnica e pela Procuradoria Federal Especializada da Anatel, segundo apurou este noticiário, mas mesmo assim sem nenhum risco de que isso possa comprometer a operação, é a participação societária que o fundo GIC Ventures Pte. Ltd. (GCIV), de Singapura, terá na V.tal. O fundo é sócio da IHS, que controla a operadora de rede neutra da iSystem ao lado da TIM. E o fundo GCIV anda tem uma participação societária na Algar Telecom. Mas nem a área técnica nem a procuradoria viram problemas com isso, por enquanto, considerando que são participações sem o poder de gerar prática de conluio ou cartel.

O processo de venda da V.tal, com o parecer favorável da área técnica em sem óbices jurídicos da PFE, está já distribuído para o gabinete do conselheiro Vicente Aquino, mas ainda sem expectativa de julgamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!