Acordo entre Oi e TIM não envolve compartilhamento de espectro

O acordo de compartilhamento de infraestrutura de LTE entre a TIM e a Oi para o atendimento das cidades-sede da Copa das Confederações não envolve o compartilhamento de espectro. Segundo apurou este noticiário, as empresas optaram por não compartilhar a frequência por receio de que aos olhos da Anatel o entendimento pudesse ser de que a empresa cuja frequência não foi utilizada não estaria cumprindo a meta de atendimento.

Notícias relacionadas
A TIM ficou com a faixa V1 de 10 MHz + 10 MHz e a Oi com a V2 de mesmo tamanho, arrematados em leilão das faixas de 2,5 GHz e 450 MHz ocorrido no ano passado.

Ao todo, são quase 500 estações radiobase (ERBs) que serão implementadas nas seis cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro). Oi e TIM dividirão igualmente o número de ERBs instaladas, mas a divisão das cidades não ficará igual. Ou seja, uma delas provavelmente atenderá quatro cidades e a outra duas. Segundo apurou este noticiário, a divisão das cidades ainda não está completamente fechada.

O acordo não compreende o atendimento em modo compartilhado das cidades-sede da Copa do Mundo, próxima etapa das metas de atendimento impostas pela Anatel. Mas, o acordo servirá como um teste para a expansão ou não do modelo.

Serão compartilhados – além da infraestrutura passiva como torres – a Erb LTE e também o backhaul com separação lógica. Ou seja, o tráfego de cada uma delas é direcionado para o respectivo core de rede.

O compartilhamento de rede envolve a necessidade de um integrador, já que TIM e Oi têm fornecedores diferentes para o LTE. A TIM trabalha com Huawei, Ericsson e Nokia Siemens. Já a Oi selecionou a Ericsson, a Nokia Siemens e a Alcatel-Lucent. O integrador seria necessário para fazer com que o core de rede da TIM "enxergue" uma ERB da Alcatel-Lucent, já que o vendor franco-americano não está entre os seus fornecedores contratados. O mesmo vale para a Oi. O core de rede da Oi precisa "enxergar" uma ERB da Huawei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!