A Claro e o Instituto Claro já contrataram, em parceria com o programa 1MiO – 1 Milhão de Oportunidades, um total de 10 mil jovens ao longo de quatro anos da iniciativa.
Criado em 2020 e liderado pelo UNICEF, o programa busca oferecer oportunidades de trabalho e educação para jovens em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Outras empresas do grupo Claro, como a BCC (de contact center) e a Hitss (serviços de TI), também apoiam a iniciativa.
Dos jovens contratados, 64% se identificam como do gênero feminino, 58% são pessoas pardas, e 23% se autodeclaram pretas.
O 1MiO tem como objetivo desenvolver educação, habilidades digitais, capacitação profissional, participação cívica e empregabilidade para jovens com idades entre 14 e 24 anos.
A iniciativa prioriza 11 grupos específicos, incluindo povos originários, adolescentes e jovens com deficiência, meninas que atuam em áreas como ciência e tecnologia, jovens mães, aprendizes e estagiárias, moradores de periferias urbanas e zonas rurais, migrantes, pessoas LGBTQIA+, egressos do sistema socioeducativo e vítimas de trabalho infantil.
A marca de 10 mil contratações foi celebrada durante o evento Diálogos Transformadores, realizado pelo Instituto Claro no último dia 18, no Rio de Janeiro.
A ocasião também marcou ações realizadas em 2024 como o Dupla Escola, programa patrocinado pelo Instituto Claro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, e que ofereceu formação técnica em Telecomunicações como complemento ao currículo regular do Ensino Médio para alunos da Escola Estadual Hebe Camargo, localizada em Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio.
Também foi celebrado o Tamo Junto!, programa de tutoria que tem como objetivo unir pessoas colaboradoras voluntárias da Claro a jovens estudantes que estejam iniciando a vida profissional.