Internet chega a 75% dos domicílios e 126 milhões de usuários no Brasil

Foto: Pixabay

Entre os anos de 2016 e 2017, o percentual de utilização da Internet nos domicílios subiu de 69,3% para 74,9%, ou três em cada quatro domicílios brasileiros – um salto de 5,6 pontos percentuais em um ano. Na área urbana, esse percentual de utilização cresceu de 75% para 80,1%, enquanto na área rural foi de 33,6% para 41%. Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua TIC 2017, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 20.

O levantamento também indica que, nos 17,7 milhões domicílios onde não houve utilização da Internet no período de referência da pesquisa, os motivos indicados pelos entrevistados foram: falta de interesse em acessar a Internet (34,9%), serviço era caro (28,7%), nenhum morador sabia usar a Internet (22,0%), serviço não estava disponível na área do domicílio (7,5%) e equipamento eletrônico para acesso era caro (3,7%). A indisponibilidade da conexão foi o motivo indicado em 1,2% dos domicílios da área urbana, contra 21,3% daqueles em área rural.

Das 181,1 milhões de pessoas de 10 anos ou mais, 69,8% (126,3 milhões) acessaram à Internet nos três meses anteriores à entrevista. Essa parcela era de 64,7% (116,1 milhões) em 2016 – ou seja, um crescimento de 10 milhões de usuários somente no intervalo de um ano entre as duas pesquisas. Na área urbana, esse percentual cresceu de 70,0% para 74,8%, e foi de 32,6% para 39,0% na área rural.

O grupo etário de 20 a 24 anos tinha o maior percentual de usuários de Internet (88,4%) no período de referência, e os idosos (60 anos ou mais), o menor (31,1%). Mas foi a população idosa cuja parcela de quem acessou a Internet mais subiu: de 24,7% (2016) para 31,1% (2017), mostrando o maior aumento proporcional (25,9%) entre os grupos etários.

Na área rural, o percentual de mulheres que acessaram à Internet (41,9%) continuou maior que o de homens (36,3%). Entre as regiões, a diferença nos percentuais de pessoas conectadas nas áreas urbana e rural teve a maior desigualdade (69,6% na urbana e 27,0% na rural) na região Norte.

O percentual de utilização da Internet pela população com 10 anos ou mais de idade cresce de acordo com a escolaridade: o menor percentual de utilização estava entre as pessoas sem instrução (11,2%) e os maiores, entre aquelas com nível superior incompleto (97,7%) e com superior completo (96,4%). De 2016 para 2017, o percentual de conectados subiu de 75,0% para 80,4% na população ocupada e de 52,4% para 56,8% na não ocupada.

Acesso

O percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessou à Internet através do celular aumentou de 94,6% (2016) para 97% (2017) e a parcela que usou a televisão para esse fim subiu de 11,3% (2016) para 16,3% (2017). Por outro lado, o percentual de pessoas que utilizaram computador para acessar a Web caiu de 63,7% para 56,6%, comportamento similar ao uso do tablet, cuja taxa de uso para esse fim caiu de 16,4% para 14,3%, no período.

A parcela da população que utilizou a conexão discada já era reduzida em 2016 (0,9%) e tornou-se ainda menor em 2017 (0,6%). Já o percentual da banda larga fixa subiu de 81% (2016) para 82,9% (2017) e continuou acima da banda larga móvel, que cresceu de 76,9% para 78,3% nesse período. O percentual que utilizou os dois tipos de banda larga subiu de forma mais acentuada, de 2016 (58,3%) para 2017 (61,4%). Por outro lado, teve uma pequena queda no percentual de domicílios em que havia somente uso da banda larga móvel (de 26,7% para 25,2%) e no de domicílios em que havia somente uso de banda larga fixa (de 21,2% para 20,3%).

Os motivos mais apontados pelas 54,8 milhões de pessoas de 10 anos ou mais que não utilizaram a Internet nos três últimos meses foram: não saber usar a Internet (38,5%), não ter interesse em acessar (36,7%) e achar que serviço de acesso à Internet era caro (13,7%).

O percentual de pessoas sem interesse em acessar a Internet tinha diferença acentuada entre a área urbana (39,7%) e rural (29,3%). O serviço de acesso à Internet não estava disponível nos locais que costumavam frequentar foi o motivo indicado por 12,9% das pessoas que não utilizaram esta rede na área rural, enquanto na área urbana foi de 1,7%.

"Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail" foi indicado por 95,5% dos usuários como a finalidade de acesso. Em 2016, esse percentual era de 94,2%. A finalidade "conversar por chamada de voz ou vídeo" foi a que apresentou o maior aumento de 2016 (73,3%) para 2017 (83,8%).

O percentual das pessoas que usaram a Internet para "assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes" passou de 76,4% para 81,8% nesse período. Entre as finalidades analisadas pela pesquisa, o percentual dos que entraram na rede para "enviar e receber e-mail" foi o único a recuar, de 2016 (69,3%) para 2017 (66,1%).

 

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