Equipamentos para controle do satélite brasileiro serão instalados semana que vem, diz Telebras

Já estão no Brasil os equipamentos que vão controlar por terra o satélite geoestacionário brasileiro. Especialistas da empresa francesa Thales Alenia Space, que está construindo o artefato, estarão na próxima semana em Brasília para instalar a antena e os outros equipamentos de comunicação e controle.

Segundo a Telebras, a estação principal do Centro de Operação Espacial (Cope) será instalada em terreno da Aeronáutica, perto do aeroporto de Brasília. Para receber os equipamentos, foram construídas a base da antena e uma instalação provisória. A estação definitiva será erguida posteriormente, após passar por processo de licitação.

A estação secundária do Cope funcionará no Rio de Janeiro, em terreno da Marinha próximo a Ilha do Governador, também em instalação provisória, nesse primeiro momento. As plataformas de comunicação e estações de acesso (gateways), de interligação do sistema, cujas licitações estão em andamento, deverão ser concluídas no segundo semestre de 2016, segundo informa a estatal.

Notícias relacionadas

O satélite será lançado no final do ano que vem, mas entrará em operação apenas no primeiro trimestre de 2017. De acordo com a Telebras, não houve cortes nos recursos destinados ao satélite e os repasses estão obedecendo ao cronograma acertado com a empresa francesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!